O que fazer se tiver alguém fingindo ser você no Instagram

O que fazer se tiver alguém fingindo ser você no Instagram? Golpes podem acontecer em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais. Os golpistas vêm agido de maneira cada vez mais profissional, roubando dados dos usuários das mais diversas formas possíveis. Uma delas é justamente personificando a pessoa em redes sociais como o Instagram. Ao fingir ser você, eles podem pegar dados de pessoas conhecidas para roubar suas contas e até pedir dinheiro a elas. Mas como se proteger de casos assim? O que devo fazer se uma pessoa está usando minha foto e nome no Instagram?


O que fazer se tiver alguém fingindo ser você no Instagram

Comece verificando se a conta é mesmo falsa, pois existem outras pessoas com o mesmo nome que o seu no mundo, é comum isso acontecer. Acesse o perfil que acredita ser falso e verifique as fotos, vídeos, reels e mensagens postadas. Depois peça para algum amigo enviar mensagem para esta pessoa, para ver se ela está mesmo tentando se passar por você.

Em seguida coloque seu perfil em privado, para que esta pessoa não consiga roubar mais fotos e vídeos seus! E até que você consiga resolver o problema com o Instagram. Para colocar como privado:

  1. Abra o app do Instagram.
  2. Toque no ícone do seu perfil no canto inferior direito.
  3. Entre em Configurações.
  4. Entre em Privacidade.
  5. Para ativar toque no botão ao lado de Conta privada.

Depois denuncie a pessoa que está roubando suas informações e fotos:

  1. Abra o perfil do impostor no Instagram.
  2. Toque no ícone de três bolinhas no canto superior direito da página.
  3. Toque em Denunciar.
  4. Toque em Denunciar conta.
  5. Toque em Esta pessoa está fingindo ser você ou um conhecido.
  6. Toque em Eu e envie.

A denúncia também pode ser feita por este formulário oficial na página de suporte do Instagram, para que você possa denunciar caso não tenha mais conta no Instagram. Selecione “Alguém criou uma conta fingindo ser eu ou um amigo” e depois “Sim, sou a pessoa que está sendo imitada”, preencha o formulário com todos os dados e envie. Você vai precisar tirar uma selfie segurando seu documento de identidade.

Esta denúncia é anônima, a pessoa não irá saber que você a denunciou. Você receberá emails do Instagram com o andamento do processo.

Depois é preciso aguardar a análise do Instagram, eles não informam o tempo que demora, você pode acompanhar o status da denúncia. Para isso toque no ícone do seu perfil, depois no ícone de três traços no canto superior direito e entre em “Configurações”. Toque em “Ajuda”, entre em “Solicitações de suporte” e toque em “Denúncias”.

O que fazer se tiver alguém fingindo ser você no Instagram
O que fazer se tiver alguém fingindo ser você no Instagram

Não esqueça de alertar seus amigos e familiares sobre a conta falsa, peça para que eles também denunciem a conta falsa entrando no perfil da pessoa e tocando no ícone de três bolinhas. Normalmente quanto mais pessoas denunciarem, maior é a chance da conta ser removida

Como se proteger de golpes deste tipo?

A única maneira de se proteger desses tipos de golpes é evitando postar informações pessoais publicamente. Evite postar nome de animal de estimação, data do seu aniversário ou de parentes. Nunca revele seu endereço residencial, número de telefone e documentos de identidade (RG, CPF, CNH etc).

E sempre mantenha uma conta em seu nome nas redes sociais, assim fica mais difícil de alguma pessoa tentar se passar por você. Mesmo que não goste do Instagram, deixe o perfil criado com seu nome correto, não precisa postar nada. Deixe apenas para ter uma conta em seu nome, e não permitir que golpista crie uma conta falsa em seu nome para enganar outras pessoas.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.