O que você precisa saber sobre o coronavírus covid-19


Neste post falaremos sobre o que você precisa saber sobre o coronavírus covid-19, como as pessoas pegam, como evitar o contágio, como se proteger e proteger os outros caso seja infectado, o que acontece caso algum familiar pegue e outras dicas.

Apesar de ainda não estarem usando o termo pandemia, o vírus covid-19 parece estar se tornando pandêmico (quando ocorre disseminação global não contida). Conforme as preocupações aumentam, também aumentam as mentiras nas redes socias e aplicativos como WhatsApp. Por isso isso resolvemos responder algumas perguntas neste post, pegas de fontes confiáveis especificadas no final.

O que você precisa saber sobre o coronavírus

Apesar de ser uma doença infecciosa e com risco de morte, a maioria das pessoas infectadas tiverem sintomas leves como febre e tosse. Uma em cada cem pessoas morreram, geralmente pessoas idosas com problemas de saúde preexistente. Não há registro de morte de crianças menores de 9 anos e os médicos ainda estão tentando explicar o porquê.

Como as pessoas pegam a doença?

Acredita-se que a doença é transmitida por gotículas emitidas quando a pessoa espirra, tosse ou em uma conversa. Se a pessoa estiver próxima da outra, poderá respirar essas gotículas diretamente, e quanto mais tempo ficar perto da pessoa, maior o risco.

Além disso as superfícies também ficam contaminadas por essas gotículas, se você tocar na superfície e depois tocar nos seus olhos, nariz ou rosto, o risco é grande de ser infectado.

Como evitar o contágio?

A única maneira atual de minimizar o risco de ser contaminado é ficar distante das pessoas na rua e em locais fechados e fazer uma boa higiene. Fique um metro ou mais de distância de pessoas que estejam apresentando os sintomas. Não aperte mão, abrace ou beije as pessoas.

Lave as mãos com sabão e água sempre que voltar da rua ou tocar em superfícies que possam estar contaminadas, é preciso lavar por 20 segundos. Quem preferir pode usar o álcool em gel anti-séptico.

O que você precisa saber sobre o coronavírus covid-19
O que você precisa saber sobre o coronavírus covid-19

É recomendado o uso de máscaras por qualquer pessoa para evitar o contágio! Como as máscaras estão em falta, existem diversas dicas online explicando como fazer uma máscara caseira, cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina disponibilizaram todos os detalhes sobre como fazer a sua máscara de maneira que fique segura.

As crianças são mais vulneráveis como os idosos?

Não, pelo contrário, as crianças estão apresentando sintomas mais leves que os adultos e não há registro de morte de crianças menores de 9 anos. Somente casos em que a criança já têm problemas respiratórios os sintomas foram piores.

Como posso me proteger do coronavírus?

Não existem evidências de que comer alho e tomar vitaminas ajudem a proteger contra a doença. O que se sabe é que exercício físico moderado, sono adequado e dieta saudável ajudam a manter o sistema imunológico em forma em geral.

Também ainda não se sabe se o tabagismo aumenta o risco da pessoa ficar gravemente doente com o covid-19, mas estudos mostraram que o cigarro aumenta o risco da pessoa ser hospitalizada ao pegar gripe comum.

Está sendo recomendado a vacinação contra gripe e pneumocócica para pessoas acima de 60 anos. O governo brasileiro vai antecipar a vacinação este ano. Essas vacinas não combatem o coronavírus, mas protegem de outras infecções e ajudam a evitar o caos nos serviços de saúde, além de facilitar o controle do COVID-19 pois menos pessoas apresentarão sintomas semelhantes da doença.

Peguei a doença, como não contaminar outras pessoas?

Se você acha que pegou a doença procure imediatamente um médico ou hospital ou posto de saúde, para não infectar outras pessoas e reportar o caso.

Para sair de casa use máscara facial que cubra boa e nariz. Sempre que tossir cubra boca e nariz com papel e jogue fora imediatamente. Quem não tiver lenço de papel, tussa com o cotovelo dobrado e não com a mão no rosto.

O que pode acontecer se a situação piorar?

Se conseguirem conter o vírus, as chances das pessoas serem infectadas será baixa. Mas se os esforços para conter o vírus falharem, a maioria das pessoas no mundo poderão ser infectadas em algum momento. Com isso o sistema de saúde pode ter dificuldades para lidar com o problema, devido a falta de leito, oxigênio e ventiladores, aumentado a taxa de mortalidade. Mesmo assim deverá haver pessoas suficientes para manter as luzes funcionando e comida nas lojas.

Como é feito o tratamento?

Por enquanto não existe vacina nem remédio específico contra o COVID-19. Antibióticos também não funcionam contra o vírus, portanto não adianta tomá-los!

O tratamento é feito para aliviar os sintomas enquanto o corpo luta contra a doença. É preciso que a pessoa fique isolada das outras pessoas até se recuperar.

De acordo com análises recentes, alguns pacientes apresentaram fibrose no pulmão após a recuperação, não se sabe se essa fibrose irá desaparecer sozinha ou não e quais consequências disso.

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo para Android e iOS para esclarecer dúvidas sobre o COVID-19.

Sites usados para consulta:

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.