Techie

Organizar Área de Trabalho do Windows (Nimi Places)


Eu não sou muito fã de deixar vários atalhos e pastas na área de trabalho do Windows, mas têm pessoas que gostam de deixar para agilizar o acesso a documentos específicos. Com isso a área de trabalho vai ficando uma zona com todos ícones e pastas misturados. É aí que entra o Nimi Places, um programa portátil grátis que permite organizar área de trabalho do Windows criando locais específicos para cada atalho e ícone na tela.

O Nimi Places necessita de Microsoft .NET Framework 2.0 para rodar.

Organizar a Área de Trabalho do Windows

Como o Nimi Places é portátil não necessita de instalação. Para rodar basta clicar em cima e selecionar “Unpack and launch“.

Organizar Área de Trabalho do Windows 1

Selecione o quadradinho “I acknowledge…” e clique em “I agree“.

Organizar Área de Trabalho do Windows 2

Ele avisa que o programa irá rodar em modo local, clique em “Ok”.

Organizar Área de Trabalho do Windows 3

A primeira vez que abrir você poderá escolher entre um dos templates prontos ou criar um novo do zero, sem as pastas especiais que o programa cria automaticamente. Essas pastas são chamadas de “Places” (Locais), e são áreas em que ele agrupa as pastas e ícones na área de trabalho.

Como selecionei o template “Casual” ele gerou automaticamente os locais “Applications”, “Games”, “Documents” e “Downloads”, locais que irão agrupar as pastas e arquivos que estão dentro das pastas “Aplicativos”, “Jogos”, “Documentos” e “Downloads” respectivamente.

Organizar Área de Trabalho do Windows 4

Será criado um ícone do programa na bandeja do sistema, ao lado do relógio. Clicando nele é possível ver todos os locais (places) da área de trabalho e as pastas para os quais eles apontam.

Organizar Área de Trabalho do Windows 5

Você pode criar um novo local clicando no símbolo de “+” e selecionando “Place“. Neste mesmo botão é possível selecionar para criar uma nova regra para arquivos e pastas. Essa regra permite mover, duplicar ou direcionar os arquivos de uma pasta para um local específico da área de trabalho.

Organizar Área de Trabalho do Windows 6

A área de trabalho aparecerá com todos os locais criados, junto com os nomes dos arquivos e pastas e as miniaturas das imagens que estão nas pastas para os quais eles apontam.

Organizar Área de Trabalho do Windows

É possível redimensionar cada local clicando com o botão esquerdo do mouse nas laterais e arrastando. Se clicar com o botão direito do mouse em cima do local é possível modificar a ordem na qual os itens são listados (Sort by), a aparecência (Appearance), o tamanho dos ícones e estilo (View) etc.

Organizar Área de Trabalho do Windows 9

Para apagar algum local específico da área de trabalho, basta clicar no ícone da bandeja do sistema, clicar com o botão direito do mouse em cima do local que quer apagar e selecionar “Remove“.

Organizar Área de Trabalho do Windows 8

Pode demorar um tempinho para configurar tudo como queremos, principalmente quando não estamos familiarizados com o programa. Mas depois que aprende a usar fica bem simples e a arrumação acaba compensando o tempo perdido, pois as pastas e arquivos ficarão sempre organizados na área de trabalho.

Faça download do Nimi Places no site oficial. É só clicar em “Download” e depois digitar os caracteres que aparecerem na figura.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!