Finanças

Como parcelar Dívida Ativa da União (DAU)

A Dívida Ativa da União, também conhecida como DAU, é o conjunto de débitos que uma pessoa jurídica ou física tem com órgãos públicos federais como Receita Federal, que não foram pagos espontaneamente, sejam eles de natureza tributária ou não. Após processo os órgãos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional dão o débito como certo e o contribuinte recebe um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com os detalhes sobre o débito e o número de inscrição específico para acompanhamento do processo. Está com dívida e não tem como pagar à vista? Confira como parcelar Dívida Ativa da União (DAU) em até 60 vezes (dependendo do valor da dívida).


Como parcelar Dívida Ativa da União (DAU)

Comece fazendo login no Portal eCAC da Receita Federal https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC com CPF, código de acesso e senha.

login portal ecac Receita Federal

Na página principal clique em “Dívida Ativa da União” (1) e depois em “Débitos inscritos em Dívida Ativa da União” (2).

Dívida Ativa da União Débitos ecac Receita

Seu nome e CPF aparecerão na parte superior da página. Quem quiser pode consultar os débitos clicando no botão “Consultar”. Mas para fazer o parcelamento é preciso clicar em “Parcelamento” (1) e depois “Adesão de parcelamentos” (2).

adesão de parcelamentos ecac Dívida

Para realizar o parcelamento é preciso acessar o SISPAR, clique no botão “Clique aqui para acessar o SISPAR”.

Clique aqui para acessar SISPAR ecac Fazenda Nacional

Se não abrir a nova página pode ser que o pop-up tenha sido bloqueado. Se aconteceu isto é só clicar em “Pop-up bloqueado” na barra de endereços do navegador e selecionar “Sempre mostrar popups de ….”. Depois clique em “Concluído”.

sempre mostrar pop-ups de PGFN Fazenda Gov

Abrirá a nova página da PGNF para fazer adesão ao parcelamento e a identificação do contribuinte optante. Clique em “Avançar”.

contribuinte optante sistema parcelamento PGFN Receita

Selecione o teipo de parcelamento que quer fazer (1) e clique em “Avançar” (2).

Parcelamento convencional Avançar PGFN sistema parcelamento

Selecione a modalidade do parcelamento (1) e clique em “Avançar” (2).

modalidades parcelamento Pessoa Física PGFN

Aparecerão os dados da dívida com o CPF que está ligado à ela. Verifique se tudo está correto, marque o quadradinho do lado esquerdo da dívida e clique em “Consolidar”.

inscrições DIV Ativa IRPF PGFN parcelamento

Após a consolidação será preciso calcular as parcelas, clique em “Calcular”.

consolidação parcelamento Dívida Ativa IRPF PGFN calcular

Na tela das parcelas selecione em quantas parcelas quer dividir (1), verifique os dados no campo “Cálculo do valor da parcela básica”, se tudo estiver correto clique em “Confirmar” (3). Só clique em “Confirmar” quando tiver certeza da quantidade de parcelas, depois que clicar não tem como desfazer o processo.

cálculo parcela básica parcelamento Dívida Ativa União PGFN

Abrirá a tela com o “Resumo do Parcelamento”. Nela você pode imprimir o “Termo” de parcelamento, o “Recibo” e o “DARF” das parcelas para pagamento.

Parcelar Dívida Ativa da União

Parcelar Dívida Ativa da União

Não é um processo muito simples, mas pelo menos é possível realizar o parcelamento pela internet, sem necessidade de comparecer à uma das agências da Receita Federal. Aproveite para conferir como emitir DARF de parcelamento DAU.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários