Pode beber cerveja tomando Glifage?

Pode beber cerveja tomando Glifage? Glifage, medicamento composto por cloridrato de metformina, é utilizado para tratamento do diabetes tipo 2, e também pode ser usado para diabetes tipo 1 juntamente com insulina. Algumas pessoas procuram se pode beber uma taça de vinho, uma lata de cerveja ou alguma outra bebida alcoólica, enquanto está fazendo uso do medicamento. Já explicamos aqui no site sobre os perigos de ingerir medicamentos com álcool, neste post falaremos um pouco sobre como as bebidas alcoólicas afetam as pessoas que tomam Glifage para tratar diabetes.


E então, pode beber cerveja tomando Glifage?

De acordo com a bula oficial no site da Merck, bebidas alcoólicas não devem ser consumidas enquanto estiver fazendo uso do Glifage! O mesmo vale para os medicamentos genéricos de metformina.

Isso porque a interação da bebida alcoólica com o cloridrato de metformina, aumenta o risco de acidose láctica, especialmente em situações de jejum e má-nutrição ou se a pessoa tiver problemas de fígado. Nem mesmo medicamentos contendo álcool em sua fórmula, devem ser utilizados.

Para quem não sabe, a acidose láctica é uma complicação metabólica rara que pode ser fatal. Ela começa quando uma pessoa produz ácido lático em excesso ou quando não consegue metabolizar o ácido lático, causando seu acúmulo no sangue. O ácido lático é o produto final da metabolização anaeróbica da glicose nos tecidos, e seu acúmulo ocorre quando não há oxigênio suficiente nos músculos para quebrar a glicose.

Pode beber cerveja tomando Glifage
Pode beber cerveja tomando Glifage

Quando os níveis de oxigênio de uma pessoa caem muito abaixo do normal, o organismo começa a metabolizar hidratos de carbono para atender às necessidades de energia do corpo e, isso, leva à criação de ácido láctico. Os níveis de ácido láctico podem aumentar durante o exercício extenuante e quando certas doenças ou distúrbios reduzam o fluxo de sangue e oxigênio.

Alguns sintomas da acidose láctica são hálito com cheiro de fruta, confusão mental, icterícia, dificuldade para respirar ou respiração rápida, exaustão, cãimbras, fraqueza, diarréia, dor de cabeça, diminuição de apetite.

Além disso, a bebida alcoólica sozinha já pode causar hipoglicemia em pessoas com diabetes.

Portanto a recomendação é não, você não deve tomar cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica, enquanto estiver utilizando o Glifage. Não importa se é o de 500, 750, 850 mg ou 1 g, a recomendação vale para todas as composições do medicamento. Sempre converse com seu médico, caso esteja pensando em fazer o contrário.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.