Variedades

Pode colocar isopor no microondas?

Quem possui microondas sabe que nem todos materiais podem ser usados para esquentar alimentos. Alguns explodem, outros podem passar toxinas cancerígenas para o alimentos, outros derretem. Mas e o isopor? Pode colocar isopor no microondas? É seguro colocar quentinha de isopor para esquentar no microondas? Saiba tudo abaixo.


Pode colocar isopor no microondas?

Se você costuma comprar quentinha de isopor ou costuma comprar embalagens de isopor para guardar comida, saiba que este é um dos produtos proibidos de irem no microondas. Ou seja, ele não pode ser colocado no microondas a não ser que tenha sido criado com esta finalidade. Existem alguns tipos de isopor que são fabricados próprios para poderem ser aquecidos no microondas, é preciso verificar a etiqueta ou embalagem do produto.

Quando o isopor não é próprio para microondas ele pode derreter dentro do microondas e ainda liberar toxinas que contaminam o alimento. Isto por que um dos componentes principais do isopor é o poliestireno que contem moléculas tóxicas de estireno e benzeno. São produtos químicos que mostraram propriedades potencialmente carcinogênicas e neurotóxicas junto com outros efeitos colaterais prejudiciais à saúde.

Pode colocar isopor no microondas?

Pode colocar isopor no microondas? Isopor aquecido causa câncer?

Algumas consequências de se ingerir os componentes químicos do poliestireno aquecido são:

  • Irritação nos olhos e estômago
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Perda de audição
  • Depressão clínica
  • Disfunção do sistema nervoso central

Alguns cientistas falam que estes componentes tóxicos não são liberados no aquecimento pelo microondas, que a temperatura não é suficiente, outros falam que são sim. Como ainda não se tem tanta certeza sobre o problema e para não correr riscos, utilize no microondas apenas isopor próprio para microoondas!

Caso compre uma quentinha que não tenha indicação de poder levar ao microondas, não esquente! Passe a comida para um prato comum e esquente como costuma fazer no dia a dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!