Saúde e Beleza

Por que minha barriga faz tanto barulho?

Por que minha barriga faz tanto barulho? Se você já comeu feijão provavelmente já escutou sua barriga fazendo barulho mesmo após comer. Não é um barulho de ronco de fome, pois se acabou de comer não poderá estar com fome. Estes barulhos são causados por gases e pela motilidade intestinal, que são os movimentos autônomos do intestino. Mesmo quando estamos comendo nosso intestino está se movimentando. Se você tiver comida no intestino, ela irá abafar o som, mas quando tiver só ar se movimentando, você irá escutar apenas seu barulho como se tivesse água passando por um cano, e às vezes pode ser bem alto! Veja agora alguns motivos para a barriga de algumas pessoas fazerem mais barulho que outras. Será que pode ser verme?


Por que minha barriga faz tanto barulho

Existem alguns motivos para você sentir o barulho na sua barriga:

  1. Algumas pessoas são mais sensitivas ou conseguem perceber com mais detalhes o que está acontecendo dentro do corpo, por isso ela consegue escutar o barulho ou sentir.
  2. Algumas pessoas têm mais gases que outras por engolir ar e nem perceber. Se você costuma comer rápido demais ou conversar enquanto come, pode estar aumentando a entrada de ar no esôfago e estômago causando arrotos, inchaços e barulhos. Se este for seu caso coma mais devagar e não fique conversando enquanto come.
  3. Alguns alimentos podem causar ruído intestinal como os adoçantes artificiais, pois contêm álcoois de açúcar que são difíceis de serem absorvidos pelo intestino, e a frutose, que também não é de fácil absorção.
  4. A intolerância à lactose também pode causar barulhos devido a má absorção pelo intestino, pois a enzima lactase está ausente, então as bactérias fazem a quebra e liberam gás.

Os barulhos na barriga são normais e desconfortáveis, além de pegar mal se estiver silêncio no local, mas eles são comuns para todas as pessoas. É importante lembrar que em alguns casos o barulho pode indicar problemas sérios se a pessoa também estiver com enjoo e náusea. Neste caso é importante procurar o médico.

Por que minha barriga faz tanto barulho

Por que minha barriga faz tanto barulho – Foto: GettyImages

Barulho na barriga pode ser verme?

Se você tem tido muitos gases e não tem comido alimentos que fazem parte do FODMAP (feijões, frutas, bebidas com gás, produtos integrais, brócolis etc), então pode ser que eles sejam causados por vermes. Mas é importante lembrar que não são só vermes que podem causar gases. Úlceras sangrantes, alergia a comidas, infecções que levam à inflamação ou diarréia, uso de laxantes, sangramento do trato digestivo e doenças inflamatórias intestinal como a doença de Crohn.

O barulho de água é normal?

O barulho de água é justamente o barulho dos gases passando pelo intestino sem a comida. Por isso escutamos o som mais alto, pois é só o ar passando, exatamente como uma tubulação de água.

Como diminuir o barulho da barriga?

É importante lembrar que o barulho na barriga é normal! Mas se estiver se sentindo mal por causa do barulho tem algumas coisas que você pode fazer para aliviar:

  1. Beba água – é importante beber água durante o dia, ela vai ajudar a esconder um pouco do barulho. Não beba muita quantidade de uma vez só pois pode piorar o barulho.
  2. Coma alguma coisa (se não tiver comido nada) – o alimento no estômago pode ajudar a abafar o barulho.
  3. Mastigue devagar – comendo e mastigando mais devagar pode ajudar a diminuir o barulho se este for causado pela entrada de ar que você engole enquanto come.
  4. Diminua a quantidade de açúcar, álcool e comidas ácidas – estes tipos de alimentos ativam o barulho da barriga.
  5. Evite alimentos que causem gases – FODMAP (especificado no tópico anterior).
  6. Verifique se tem intolerância a algum alimento
  7. Faça exercícios físicos, eles ajudam a liberar os gases

Quando procurar o médico

Se os barulhos da barriga estiverem acompanhados de algum dos sintomas abaixo procure seu médico:

  • gases em excesso
  • náusea
  • febre
  • diarréia frequente (mais de dois dias)
  • vômitos
  • constipação
  • fezes com sangue
  • perda de peso
  • azia que não melhora com remédios comuns
  • sensação de inchaço (cheio)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!