Variedades

Cientistas explicam o porquê do cheiro da chuva

Sempre que chove você sente aquele cheirinho característico de terra molhada? Muitas vezes nem escutamos o barulho da chuva, mas sabemos que está chovendo justamente por causa do cheiro. Apesar do processo já ter nome, petricor, ninguém tinha explicado com detalhes o porquê do cheiro da chuva. Cientistas do MIT decidiram pesquisar e mostrar como acontece a propagação do cheiro de chuva.


Cientistas explicam o porquê do cheiro da chuva

Com uma câmera de alta velocidade os cientistas fizeram vídeos com imagens super câmera lenta das gotas da chuva liberando aerossóis quando caiam no solo. Quando as gotas caem em superfícies porosas do solo, pequenas bolhas de ar ficam presas nestes poros e depois são liberadas na superfície da água como um aerossol carregando minúsculas partículas do solo que dão este cheiro aromático que conhecemos.

Confira as imagens no vídeo abaixo:

Cientistas explicam o porquê do cheiro da chuva

Cientistas explicam o porquê do cheiro da chuva

Esse aerossol além de liberar o cheiro também pode liberar vírus e bactérias que estavam no solo. Este processo pode explicar como algumas doenças relacionadas ao solo se propagam no ambiente.

Eles também descobriram que as partículas são mais emitidas, o aerossol é gerado com mais potência, quando os pingos não estão nem tão rápidos nem tão devagar e quando o solo não está nem tão seco nem tão molhado.

Confira mais informações no site oficial do MIT http://newsoffice.mit.edu/2015/rainfall-can-release-aerosols-0114.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário