Posso levar multa por fumar dirigindo?


Posso levar multa por fumar dirigindo? Se o motorista estiver fumando no carro enquanto dirige pode ser multado do mesmo jeito que acontece quando falar no celular? Ou fumar no carro é permitido? A seguir explicaremos melhor sobre este tipo de infração.

Posso levar multa por fumar dirigindo?

Sim, você pode ser multado se dirigir fumando!

São duas opções de multas diferentes:

  • Multa por estar dirigindo com o braço do lado de fora, quando for jogar as cinzas pela janela;
  • Multa por estar dirigindo com apenas uma das mãos.
Posso levar multa por fumar dirigindo?
Posso levar multa por fumar dirigindo? É grave? Qual o valor?

De acordo com o “Art. 252” do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo com o braço do lado de fora ou com apenas uma das mãos (exceto quando deva fazer sinais regulamentares debraço, mudar a marcha ou mexer no espelho retrovisor e outros acessórios do veículo) é considerado infração média e acarreta multa.

Não importa se está parado no sinal, parado no trânsito ou com o carro andando, você precisa estar com as duas mãos sobre o volante e não deve colocar o braço para fora da janela.

A Lei existe pois foi comprovado que a pessoa diminui a atenção no trânsito quando coloca a mão para fora, e ao ficar dirigindo com apenas uma das mãos, o motorista não terá reflexo suficiente para desviar de algum obstáculo que possa aparecer inesperadamente.

Só é permitido fumar dentro do veículo se estiver estacionado com o motor do veículo desligado. Lembre-se sempre de fumar antes de sair e acenda o próximo cigarro apenas quando chegar no seu destino.

Qual o valor da multa por dirigir fumando?

Como é uma infração média o valor atual (2019) é de R$130,16. Além disso são adicionados 4 pontos da Carteira de Habilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.