Finanças

Prazo para compensação de cheques

O cheque é uma ordem de débito, em papel, do emitente para o banco onde ele tem conta corrente para pagar determinada quantia ao beneficiário. Recebeu um cheque como pagamento e está precisando saber o prazo para compensação de cheques? Atualmente as regras mudaram. A compensação de cheques é efetuada por intermédio de imagem digital e outros registros eletrônicos do cheque. É por isso que a compensação está sendo feita bem mais rápida que antigamente.


Prazo para compensação de cheques

Cheques de mesma praça ou praças distintas agora são compensados em 1 (um) dia útil. Não existe mais diferença para cheques com valor inferior a R$ 300,00. As instituições financeiras terão até julho de 2018 para se ajustarem à nova regra.

O prazo tem que ser contado a partir do dia útil seguinte ao depósito do cheque, se o depósito for realizado em horário bancário. Lembrando que dia útil para os bancos é de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Por exemplo, cheque com valor de R$ 200,00 depositado na quinta-feira antes das 16 hrs, o dinheiro estará disponível na segunda-feira seguinte.

Prazo para compensação de cheques

Prazo para compensação de cheques

Dica para quem não quiser ter o cheque roubado é cruzar o cheque (//). Assim a única maneira de fazer o pagamento será depositando o cheque em conta corrente. Como o valor não pode ser sacado no caixa, o emitente terá tempo para sustar o cheque e cancelar a transação.

Observação

Atualmente não existe diferença de compensação entre cheques da mesma praça e cheques de praças diferentes. A única diferença é para casos em que o cheque é devolvido. Quando um cheque de mesma praça é devolvido leva até dois dias úteis (contados do fim do prazo do bloqueio) para ele ser liberado e o cliente depositante pegá-lo em sua agência. Se o cheque for de praças distintas leva até sete dias úteis (contados do fim do prazo de bloqueio) para ele ser liberado e o cliente depositante pegá-lo em sua agência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários