Como preparar boas pautas para o seu blog

Quem já tem ou pretende investir em um blog, é importante saber que um bom serviço de hospedagem de site confere algumas vantagens para esse blog. Dependendo do plano adquirido você terá mais espaço em disco e backups frequentes.

Se o seu blog for baseado em WordPress (e vale a pena escolher essa plataforma, acredite) você tem condições de optar pela hospedagem do WordPress. Com ela o seu blog vai ter vários recursos, como instalador rápido e plugins importantes.

Além disso, esse tipo de hospedagem é bastante intuitiva e você vai ter total autonomia para gerenciar vários detalhes do seu projeto. Porém, tão importante quanto ter uma boa hospedagem de site, é saber preparar boas pautas para o seu projeto.

Lembre-se que um blog é uma ferramenta importante para muitas estratégias de Marketing Digital. Um blog pode ser útil para divulgar um e-commerce, assegurar presença online para uma empresa ou, simplesmente, ser suporte para um determinado assunto.

Esse último caso pode ser o exemplo de um blog pessoal onde o autor traz informações sobre Gastronomia, Administração ou qualquer tema que possa ser do interesse de muitos seguidores e com isso, gerar retorno financeiro.

No entanto, seja qual for o real objetivo do blog dentro de uma estratégia de Marketing, é fundamental que ele tenha um conteúdo atrativo e capaz de gerar engajamento. É aí que reside a importância de preparar boas pautas.

As boas pautas e as técnicas de SEO

Como criar boas pautas para o blog

Não adianta, mas uma pauta de qualidade não é apenas um conteúdo capaz de fisgar o leitor de imediato. Uma pauta boa também obedece aquelas pequenas regrinhas que, quando bem aplicadas, tornam o seu blog melhor posicionado nas páginas de resultado.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) consistem no uso adequado de palavras-chaves, otimização de imagens e construção adequada de links, tanto externos quanto internos.

No caso das palavras-chaves, pense em como ela pode contribuir com a qualidade da sua pauta. Afinal, para alguém que sentou diante de um notebook para chegar ao seu blog vai ter que digitar alguns termos específicos.

Por isso, ao invés de manter o foco em apenas uma palavra-chave, faça uma pesquisa do que hoje em dia está sendo mais discutido e procurado pelo público do seu blog. Nesse caso, veja abaixo algumas dicas essenciais para construir boas pautas.

Seja objetivo

Esse é um ponto importante para a preparação de uma boa pauta. Se o conteúdo do seu blog é “literatura”, não se limite a utilizar apenas o termo “livros”. Experimente algo mais específico como, por exemplo, “literatura para crianças” ou “livros de terror”.

Utilize a tecnologia

Na hora de encontrar as melhores palavras-chaves para as suas pautas, você pode usar ferramentas concebidas especialmente para esse objetivo, uma delas é o Google Keyword planner.

A ferramenta é fácil de usar e tem totais condições de auxiliar você na busca pela palavra-chave perfeita e assim ser inserida em sua pauta.

Organização

Faça uma lista de quais palavras-chaves podem contribuir para que as suas pautas sejam capazes de posicionar bem as suas postagens nas páginas de resultado.

Atualmente existe uma ferramenta chamada Answer the public, que além de apontar quais palavras-chaves demonstram mais eficiência, também indica quais assuntos podem influenciar melhor o público-alvo do seu nicho.

Garimpando bons assuntos

Se para preparar um prato delicioso você necessita contar com os ingredientes corretos e na medida certa, com a preparação das pautas para o seu blog a situação não é diferente.

Porém, no caso do blog, os ingredientes são assuntos relevantes voltados para o seu público de leitores. Hoje em dia um bom termômetro para saber o que o público pensa é dar uma olhada nas redes sociais.

Para assuntos voltados a temas como empreendedorismo e mercado de trabalho, a rede social ideal onde você vai encontrar os temas mais relevantes é a LinkedIn. Por outro lado, para assuntos em geral, o Facebook e o Twitter cumprem bem esse papel.

Por outro lado, não perca também de vista a sua concorrência. Dizem que a grama do vizinho é mais verde, não é mesmo? Então dê uma olhada no blog dele para ver o que ele faz para gerar bons resultados.

Outra medida válida é efetuar uma análise de desempenho do seu blog. Veja quais são os conteúdos que mais trouxeram engajamento, geraram mais visualizações, reações e comentários.

Além disso, ao olhar para o seu próprio blog em busca de boas pautas, de vez em quando atualize pautas antigas e efetue possíveis correções. Ou até mesmo acrescente mais conteúdo.

Outro ponto importante é criar também um cronograma de postagens. Esse procedimento auxilia você a planejar melhor as suas pautas, a não repetir o assunto de algumas delas e também a ter um ritmo mais dinâmico nas suas postagens.

O cronograma de postagens é útil também porque estimula você a não abandonar o seu blog, bem como mantém o interesse do público sobre ele.

Conclusão

Um blog é bastante eficiente para divulgar ideias, produtos e também para quem tem a intenção de obter lucro financeiro com a produção de conteúdo na web.

Portanto, ao saber como preparar pautas sempre convidativas, você vai manter a sua audiência interessada em seu trabalho por mais tempo.