Programa para encontrar drivers pode estragar o PC?


Programa para encontrar drivers pode estragar o PC? Está precisando encontrar um driver específico para algum dispositivo do seu computador Windows e queria saber se é seguro utilizar esses programas que fazem busca e instalação automática de drivers? A seguir falaremos mais sobre esses tipos de programas.

Programa para encontrar drivers pode estragar o PC

Os instaladores automático de drivers para Windows não são muito confiáveis, além de trazerem outros programas embutidos em sua instalação, ele acaba atualizando todos os drivers do computador, não importando se foi recomendado ou não pelo fabricante.

A verdade é que a maioria das pessoas não precisam ficar atualizando todos os drivers de todos dispositivos do Windows sempre que aparece uma atualização, a não ser que tenha sido recomendado pelo fabricante do seu PC.

Algumas vezes a atualização do driver pode causar problemas no Windows ao invés de corrigí-lo. Somente no caso do driver de placa de vídeo, é recomendável a atualização, para garantir que os gráficos funcionarão corretamente com jogos novos.

Programa para encontrar drivers pode estragar o PC
Verificar drivers instalados no Windows com Autoruns

Por isso o recomendável é que você procure manualmente o driver que precisa usando o site do fabricante ou deixando o Windows encontrar a atualização pelo Windows Update.

Atualizando pelo Windows Update

Quando um driver é puxado pelo Windows Update, quer dizer que ele é compatível com a versão atual do Windows, já foi testado pela Microsoft.

Para verificar se tem atualização para o seu PC, abra o Windows Update apertando no teclado a tecla Windows (janelinha) e sem soltá-la aperte R, depois digite control update e clique em Ok. Ou clique no botão iniciar e depois na engrenagem, entre em Atualização e Segurança.

Clique em Verificar se há atualizações para buscar e atualizar.

Procurando no site do fabricante

Caso o Windows não encontre a atualização ou seja atualização da placa de vídeo, você precisará acessar o site do fabricante para baixar manualmente os drivers para seu computador. É muito importante sempre verificar no site do fabricante pois eles também disponibilizam atualização para BIOS e firmware UEFI do computador.

Para atualizações de placas de vídeo acesse:

Sites para atualizações nos fabricantes:

Para outras marcas verifique no site do fabricante. Lembre-se, não utilize programas de terceiros para atualização automática de drivers, pois podem causar problemas no seu computador.

Caso prefira procurar o driver manualmente, confira o post de como encontrar driver para dispositivo desconhecido.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.