Techie

Como proteger o wi-fi contra ladrão com SoftPerfect WiFi Guard


Se você utiliza conexão wi-fi em casa deve saber que esse não é um dos tipos mais seguros de conexão com a internet, pois qualquer pessoa pode roubar seus dados no wi-fi. É bom ter liberdade de utilizar a internet em qualquer lugar da casa, mas não é nada legal alguém ficar vendo tudo que você faz. Nem sempre a senha do wi-fi é suficiente para impedir que um ladrão se meta na sua vida. E como proteger o wi-fi contra ladrão? Pois é aí que entra o SoftPerfect WiFi Guard. Um programa grátis e leve, que escaneia sua conexão wi-fi e mostra todos os computadores e dispositivos que estão conectados à ela. Se algum dispositivo desconhecido acessar sua conexão, ele mostra um alerta na sua tela na mesma hora.

Como proteger o wi-fi contra ladrão

Comece fazendo download no site oficialSoftPerfect WiFi Guard é compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10, versões  32-bit e 64-bit. E o melhor, tem versão portátil para Windows, que não precisa nem de instalação. Disponível também para Mac OS X e Linux.

Quando rodar o SoftPerfect WiFi Guard pela primeira vez, aparecerá a tela de “Settings” (Configurações). Nela você poderá escolher qual adaptador de rede usa (Network Adapter), quantos dispositivos quer que ele escaneie ao mesmo tempo dentro de “Scannning Options” e de quanto em quanto tempo ele deve escanear a rede. Se quiser que ele apareça na área de notificação quando minimizado, selecione o quadradinho “When minimized show…“. Quando terminar clique em “Ok”.

Como proteger o Wi-Fi contra ladrão

Como proteger o Wi-Fi contra ladrão

Na tela principal aparecerão todos os dispositovos conectados na sua rede. Caso não tenha aparecido nenhum, clique em “Scan Now” no menu superior. Quando terminar o escaneamento, aparecerão os dispositivos com seu respectivo IP, endereço MAC, RTT, nome e informações. Dispositivos conhecidos aparecerão com a bolinha verde, já os desconhecidos aparecerã com bolinha vermelha.

Como proteger o Wi-Fi contra ladrão 2

Se tiver dispositivos desconhecidos, abrirá uma janela pop up informando quais são. Na primeira vez que rodar o programa, ele mostrará somente seu computador como reconhecido. Mesmo que você tenha outros computadores conectados, eles aparecerão como desconhecidos.

Como proteger o Wi-Fi contra ladrão 3

Você poderá reconhecê-los manualmente. Para isso selecione o dispositivo com o mouse e clique em “Properties” no menu superior. Na janela de propriedades é só marcar a opção “I know this computer or device”. Se quiser pode escrever alguma observação dentro de “You Comment“. Quando terminar é só clicar em “Ok”.

Como proteger o Wi-Fi contra ladrão 4

Depois que tiver todos seus dispositivos listados como reconhecidos, se algum dispositivo estranho tentar se conectar no seu wi-fi você saberá na mesma hora. Acontecendo isto com você, modifique imediatamente a senha do wifi e sempre use criptografia WPA2.

Os dispositivos conectados na rede também aparecem na interface web do roteador, mas nem todo mundo sabe acessá-la e não possui alerta quando tem algum dispositivo intruso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  1. joao lucas disse:

    ta entendi o tutorial mas… como faço para bloquear os individos da minha rede wifi.

    • RainyDays disse:

      Olá João
      Para outras pessoas não se conectarem na sua rede você tem que configurar o wifi com senha e criptografia WPA2.

      Uma maneira de bloquear dispositivos de acessarem a rede é filtrando pelo endereço MAC, mas isto não é totalmente confiável, uma vez que existem programas para falsificar o endereço MAC de um dispositivo.
      Mesmo assim se quiser tentar acesse a interface web do roteador e anote o endereço MAC dos dispositivos que quiser bloquear, estes dados aparecem nas configurações Sem Fio ou Wireless. Depois que tiver anotado o endereço MAC, acesse o Filtro MAC (MAC Filter) também na interface web do seu roteador e adicione este MAC que anotou, selecionado para bloquear o dispositivo (não permitir acesso).

      Abs