Quais alimentos têm carboidratos, ricos em carboidratos

Carboidratos são a principal fonte de energia dos sistemas vivos pois liberam energia durante o processo de oxidação. Eles também podem ser chamados de glicídios e açúcares. Apesar de ser indispensável para o ser vivo, é importante lembrar que não se deve ingerir carboidratos em grande quantidade pois eles aumentam o acúmulo da gordura corporal, pois o excesso de carboidrato fica armazenado no organismo como gordura. O consumo em excesso pode levar à diabetes tipo 2, câncer, obesidade e outros. Mais quais alimentos têm carboidratos? Quais alimentos são ricos em carboidratos bons e carboidratos ruins? Saiba mais abaixo.


Quais alimentos têm carboidratos

É importante frisar que existem os carboidratos bons, que são os carboidratos naturais, encontrados na natureza, e existem os carboidratos ruins, que são os carboidratos processados, dos produtos industrializados.

Alimentos com carboidratos bons naturais

São os carboidratos provenientes da natureza que não passam por refinamento durante a produção, assim suas fibras são preservadas.

Os vegetais como cebola, cenoura, tomate, couve-flor, brócolis, couve, beterraba, alho, pepino, cogumelos e vários outros vegetais possuem carboidrato e além disso são ricos em fibras.

As frutas também possuem, melão, melancia, laranjas, maçãs, tangerina e outras.

Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e outras.

As batatas entram para a lista com outros tubérculos como inhame, taioba etc. No caso da batata é mais recomendada a batata-doce, por ter baixo índice glicêmico.

Os mais variados tipos de sementes como avelã, chia, semente de abóbora, nozes entre outras.

Os grãos integrais também entram na lista de bons carboidratos, são eles a aveia, arroz integral, quinoa, grão de bico e outros.

Aqueles que precisarem de uma alimentação restrita por dieta ou alguma doença, é aconselhável não consumir grande quantidade de grãos integrais, tubérculos, leguminosas e frutas com alto teor de açúcar.

Quais alimentos têm carboidratos, ricos em carboidratos

Quais alimentos têm carboidratos, ricos em carboidratos

Alimentos com carboidratos ruins processados

Os alimentos processados são considerados os carboidratos ruins pois têm alto índice glicêmico, aumentam muito a glicose no sangue, fazendo com que o pâncreas libere muita insulina para compensar e tentar equilibrar o nível de açúcar. Como o fígado não consegue depositar toda a glicose (açúcar), o organismo acaba armazenando o excesso em forma de gordura.

Estes alimentos são os pães, não importa o tipo, a maioria é feito de carboidratos refinados inclusive os integrais. Bolos e biscoitos são cheios de açúcar e farinha de trigo refinada.

Refrigerantes, chás gelados e estas bebidas lotadas de açúcar. Até os sucos das frutas também devem ser evitados principalmente quando a pessoa coa as fibras e acaba tomando só o açúcar da fruta.

Sorvetes, docinhos, chocolates, todos estes doces que contém açúcar. Quem não aguentar ficar sem chocolate dê preferência para os com 85% cacau ou mais, que possuem menos açúcar.

Salgadinhos, batata frita e chips, pastéis e outros também possuem carboidratos ruins.

Lembrando que é sempre bom evitar o consumo dos carboidratos ruins, principalmente se você estiver em dietas ou precisando controlar diabetes ou alguma outra doença. Mantenha-se nos carboidratos bons.

Recomendações

Alguns nutricionistas recomendam comer de 200 a 300 gramas de carboidratos por dia para uma pessoa que não precisa emagrecer. Outros acreditam que esta quantidade é muito elevada.

Dietas low-carb recomendam 0 a 100 gramas de carboidratos por dia para quem quer emagrecer ou 50-150 g para quem quer manter peso e ter uma alimentação mais saudável consumindo legumes, verduras, frutas e carnes.

Se você está querendo emagrecer, é aconselhável reduzir o consumo de carboidratos, de preferência sem ingerir carboidratos ruins.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.