Techie

Quais dados o Android faz backup automaticamente

Atualmente quando trocamos de telefone Android é bem fácil de restaurar os dados pois normalmente o Google faz backup de várias informações automaticamente. Mas o que é realmente salvo por ele? Quais dados o Android faz backup automaticamente e quais tenho que salvar manualmente? Veja abaixo tudo que é salvo no backup da Conta Google pelo Android Backup Service.


Quais dados o Android faz backup automaticamente

Dados do Contatos do Google

Todos contatos do Android são sincronizados com os contatos do Google online. É possível visualizar todos seus contatos na web acessando a página https://contacts.google.com/ e fazendo login com a mesma conta que está logada no Android.

Configurações do Google Agenda

Assim como os contatos do Google, o calendário também é sincronizado e você pode ver todos os eventos na web acessando a página https://calendar.google.com.

Redes e senhas de Wi-Fi

O Android também salva as senhas de wifi que tenha conectado no aparelho e restaura todas elas em cada dispositivo Android que você conectar sua conta. Desde que você não tenha clicado em “Esquecer” os dados da conexão wifi que conectou.

Planos de fundo da tela inicial

Ele também salva as imagens que tenha como plano de fundo da tela, as configurações de brilho da tela e suspensão da tela.

Quais dados o Android faz backup automaticamente

Quais dados o Android faz backup automaticamente

Configurações do Gmail

Suas configurações do Gmail são sincronizadas com a web, assim como a Agenda e Contatos.

Dados do Chrome

Os dados do navegador Chrome também são sincronizados com a web, todos seus favoritos e histórico aparecerão tanto no computador quanto no dispositivo móvel, desde que esteja logado com sua conta no computador e no dispositivo. Se você deixa ativado o gerenciamento de senhas, então suas senhas também estarão salvas na conta.

Se você deixa o salvamento do histórico de navegação ativo no Chrome poderá visualizar todos os dados acessando https://myactivity.google.com/myactivity.

Apps instalados pelo Google Play

Qualquer aplicativo que tenha comprado ou baixado na Google Play fica preso à sua conta do Google e os que estavam ativos antes de trocar de dispositivo poderão ser baixados automaticamente quando ativar sua conta em outro dispositivo. Quando você adicionar sua conta em um novo dispositivo Android, ele vai perguntar se você quer fazer download automaticamente dos apps que estavam instalados anteriormente.

Também é possível visualizar todos os aplicativos que instalou anteriormente na Google Play. Qualquer outro conteúdo que tenha comprado pela Google Play também ficam presos à sua conta.

Configurações de idioma e de entrada, data e hora

As configurações de idioma e entrada, a data e hora do sistema também ficam sinvronizadas com a conta Google.

Configurações e dados de apps não criados pelo Google (varia de acordo com o app)

Alguns aplicativos de terceiros sincronizam seus dados com a web, sendo possível restaurá-los automaticamente. Mas não são todos, é importante verificar informações sobre o aplicativo, caso ele não possua backup automático na nuvem você mesmo terá que fazer o backup para não perder tudo.

O mesmo acontece com jogos, alguns possuem salvamento do progresso na nuvem, mas não são todos. Antes de formatar o aparelho tenha certeza que o jogo fez backup dos dados para não perder tudo que jogou.

Fotos e vídeos

Se você guarda as fotos no Google Fotos então suas fotos estarão guardadas nos servidores do Google e não se perderão quando trocar de aparelho ou formatar o que possui. Você pode acessar suas fotos na web entrando em https://photos.google.com/.

É importante lembrar que o Google Fotos precisa ser ativado por você no Android, não é uma função automática do sistema. Se não souber como, veja nosso post como liberar espaço no Android com Google Fotos.

O que não é salvo pelo Google

Suas mensagens SMS não são salvas pelo Android. Você tem que salvar as mensagens manualmente caso não queira perdê-las. Veja como salvar SMS do Android.

Códigos do Autenticador Google também não são salvos nem sincronizados com a web. Se você tem a verificação em duas etapas ativada e utiliza o Autenticador Google é importante ter os códigos de backup salvos antes de formatar o aparelho. Ou então ter o telefone para receber SMS com o código.

Dados de aparelhos sincronizados pelo Bluetooth não são salvos na conta. Se formatar o aparelho ou adicionar a conta em um novo aparelho, será preciso parear os aparelhos novamente.

Informações importantes

Sempre verifique os aplicativos de terceiros se possuem backup na nuvem. Normalmente esta informação aparece na página do app na Google Play.

É importante que o backup do Android esteja ativado e sincronizando, para que suas informações na nuvem estejam atualizadas. Para verificar entre em “Configurações”, depois “Sistema” e depois “Backup”, verifique se sua conta Google aparece. Em alguns sistemas pode aparecer em “Configurações” > “Fazer backup e redefinir”.

Verifique também se sua conta aparece em “Configurações”>”Conta” ou “Usuários e contas”. É importante que a sincronização esteja ativada como mostrado na foto abaixo.

Quais dados o Android faz backup automaticamente

Quais dados o Android faz backup na conta Google

O Google avisa que backup inativos são automaticamente apagados por eles após dois meses de inatividade. Não importa se você paga armazenamento no Google Drive, se o backup não estiver ativado e sincronizado com a nuvem, e passarem dois meses assim, o mesmo será apagado. Quem quiser pode apagar backups antigos no Google Drive.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário