Saúde e Beleza

Quais os sintomas da depressão

A depressão é uma doença que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade. Sendo assim, é sempre bom ficar de olho nos primeiros sintomas da depressão e procurar ajuda médica o quanto antes, para evitar complicações no tratamento.


Existem vários “níveis” de depressão e só um profissional qualificado pode diagnosticar e tratar corretamente a doença. O quanto antes esta doença for tratada, melhor será a qualidade de vida do portador e menos agressivo será o tratamento.

Os principais sintomas da depressão

Sintomas da depressão

A depressão pode ser diagnosticada em três fases: Depressão leve, moderada e grave. O médico faz uma análise dos sintomas e define o quadro do paciente.

Quando uma pessoa está com depressão, ela pode se sentir triste, amargurada, irritada, magoada, sem interesse na vida e nos casos mais graves, pode desejar até a própria morte. Os principais sintomas da depressão que podem aparecer são os seguintes:

Falta ou excesso de apetite

A comida (ou a falta dela) pode ser um dos primeiros sintomas do aparecimento da doença. A pessoa pode comer demais ou então ficar sem comer por horas ou dias. Este distúrbio pode trazer problemas intestinais a longo prazo. O excesso na alimentação ainda pode resultar em obesidade, hipertensão e doenças cardíacas.

Distúrbios do sono

Um dos sintomas da depressão mais comuns é justamente o distúrbio do sono. A pessoa pode sofrer com a insônia, tendo muitas dificuldades para dormir e desta forma estar sempre cansada para realizar as suas tarefas.

Dificuldade de concentração

Uma pessoa que sofre com depressão enfrenta muitas dificuldades para focar nas tarefas diárias. Até realizar uma tarefa simples, pode acabar virando uma verdadeira dor de cabeça para quem está doente.

Mau humor e irritabilidade

Por não dormir bem e também por enfrentar problemas de concentração, uma pessoa com depressão pode estar sempre irritada e de mau humor. Este é inclusive um dos sintomas mais clássicos da doença.

Preguiça extrema e dores no corpo

Uma pessoa que sofre de depressão está sempre com “preguiça”. Não há vontade de sair de casa, de encontrar pessoas, de ir trabalhar. Muitas chegam a passar o dia todo dormindo. Algumas ainda chegam a alegar que estão em “inércia” o tempo todo por estarem sofrendo com dores. A dores muitas vezes não existem, mas para a pessoa com depressão, ela é muito presente.

Outros sintomas comuns da depressão

Além dos sintomas que indicamos acima, outros que podem indicar a presença da doença são:

– Sensação de tristeza profunda
– Diminuição da imunidade
– Choro excessivo
– Agitação constante
– Dores e doenças digestivas que não respondem a nenhum tratamento
– Pensamentos frequentes sobre a morte e desejo de morrer
– Perda da libido
– Ansiedade excessiva
Queda de cabelo excessiva
– Estresse (Veja os efeitos do estresse na saúde)
– Dificuldades de memória

Em crianças a atenção dos pais devem ser redobradas, principalmente se elas apresentam queda no rendimento escolar, desinteresse por brincadeiras e ansiedade.

Como é feito o tratamento da depressão

Ao menor sinal de aparecimento dos sintomas, deve-se procurar um profissional especializado para fazer o diagnóstico da doença. Só ele pode indicar o tempo e o tratamento indicado para resolução da doença. Alguns alimentos que também podem ajudar a diminuir as chances de aparecimento da depressão são o salmão, a banana e o óleo de gergelim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário