Quais os sintomas do vírus da Zika?

O brasileiro realmente não tem sossego. Enquanto em pleno outono, o mosquito da dengue continua a fazer vítimas, recentemente foi descoberto que o Aedes Aegypt também é responsável pela transmissão de mais um vírus, o vírus da Zika. Apesar de autoridades continuarem informando que os brasileiros não precisam se preocupar, é bom lembrar que alguns casos já foram confirmados no Rio de Janeiro e a doença apresenta sintomas muito parecidos com o da dengue, porém com uma letalidade menor. Em alguns casos, é possível que a pessoa tenha contato com o vírus da Zika, mas não desenvolva os sintomas. Veja abaixo quais os sintomas do vírus da Zika?


Sintomas do vírus da Zika

Após a pessoa ser picada pelo mosquito transmissor da doença, o vírus pode ficar incubado por até quatro dias até que apresente os primeiros sintomas. Após as primeiras manifestações, os sintomas podem durar até sete dias.

Os principais sintomas do vírus da Zika são:

– Febre baixa
– Conjuntivite
– Dores nas articulações
– Dores de cabeça
– Dores musculares
– Manchas vermelhas na pele (que geralmente se iniciam na face e depois se espalham por todo o corpo do paciente)

Sintomas do vírus da Zika

O Aedes Aegypt é responsável pela transmissão de mais uma doença, a Zika.

Como dissemos, os sintomas são bem parecidos com os da dengue, porém o vírus da Zika é bem mais brando e tem uma taxa de mortalidade muito pequena.

Como é feito o tratamento do vírus da Zika?

Não existe um medicamento ou antiviral específico para esta doença. A única maneira de tratá-la é aliviando os sintomas com remédios como paracetamol e descanso em casa.

Vale lembrar que caso apresente qualquer sintoma, o ideal é sempre procurar o médico para realizar exames específicos para a detecção da doença de maneira correta. A dengue, por exemplo, quando tratada corretamente não evolui para óbito. Não faça uso da automedicação.

2 Respostas para “Quais os sintomas do vírus da Zika?”
  1. José Ferreira da Silva 23/03/2018
  2. Pingback: Como fazer repelente caseiro 26/02/2016
  3. murielly costa 07/12/2015

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.