Variedades

Qual a diferença entre GMT e UTC?

Se você já acessou sites que mostram horários em diferentes países ou se teve que selecionar o fuso horário em algum relógio deve ter reparado que aparecem os números com UTC ou GMT entre parênteses. Mas qual a diferença entre GMT e UTC? Qual é o mais usado? Por que tem diferença de um para outro? Saiba tudo abaixo.


Qual a diferença entre GMT e UTC?

GMT e UTC são dois tipos de fusos horários diferentes. Na verdade o GMT é um fuso horário, já o UTC é um padrão de tempo e não um fuso horário, ele é a base para o tempo civil e fusos horários no mundo, por isso nenhum país usa oficialmente o UTC como hora local.

GMT

O GMT (Greenwich Mean Time ou Tempo Médio de Greenwich) foi criado em 1850 quando decidiram unificar a hora em todo o mundo adotando o sistema de fusos horários. Estes fusos dividiam a superfície do globo em 24 partes, que correspondiam a 24 meridianos com espaço de 15 em 15 graus, à partir do meridiano de origem (fuso zero). O meridiano de origem escolhido foi Greenwich na Inglaterra, daí o nome Tempo Médio de Greenwich.

O Tempo Médio de Greenwich se refere ao tempo solar médio no Observatório Real em Greenwich, Londres. Como a velocidade de rotação da terra é irregular não é sempre que o sol cruza o meridiano de Greenwich exatamente ao meio-dia. Podem ocorrer oscilações de até 16 minutos para mais ou para menos. Por isso esta medição não é muito precisa e está sendo substituída pelo UTC, que explicaremos abaixo.

Mas alguns países da Europa e África ainda utilizam o GMT como fuso horário oficial. A hora pode ser exibida tanto no formato 24 horas quanto no de 12 horas.

Qual a diferença entre GMT e UTC?

Qual a diferença entre GMT e UTC?

UTC

O UTC (Universal Time Coordinated ou Tempo Universal Coordenado) foi criado em 1970 por cientistas com base nos relógios atômicos e não nos celestes, para eliminar a inclusão de uma localização específica em um padrão internacional. Ele não se define pelo sol ou estrelas, mas sim pela medida derivada do Tempo Atômico Internacional. Soma-se ou subtrai-se segundos de salto em intervalos irregulares para compensar pela oscilação no tempo de rotação da Terra, por isto ele é mais preciso que o GMT.

Estes segundos de salto são definidos em acordos internacionais, normalmente no final de julho ou de dezembro.

No Brasil o Tempo Universal Coordenado (UTC) está três horas adiantado em relação ao horário de Brasília. Por exemplo, se em Brasília for 11:40, no padrão UTC será 14:40. No horário de verão diminui uma hora deste valor, se em Brasília for 12:40, no padrão UTC será 14:40. Por isso quando selecionamos o fuso no Brasil escolhemos UTC-3, caso você more no estado com Horário de Brasília.

Em alguns locais do Brasil o UTC muda. Temos UTC-5 no Horário do Acre, UTC-4 no Horário da Amazônia e UTC-2 no Horário de Fernando de Noronha.

O UTC é vantajoso pois não depende das políticas dos países do mundo e não necessita de regulação relativa a hora de inverno ou verão. Por isso é usado na aviação, cartas de navegação e outras áreas. Para evitar confusão decorrente aos diferentes fusos e horários de verão, assegurando que todos estejam utilizando a mesma referência horária.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!