Variedades

Qual a função do ovo no bolo em receitas

Essa é para aquelas pessoas que se perguntam por que usar ovo no bolo? Eu, por exemplo, comi bolo sem ovo e tinha praticamente o mesmo sabor do bolo que leva ovo na receita. E então, qual a função do ovo na massa de bolo? Para que serve o ovo no preparo de receitas de massa?


Qual a função do ovo em receitas?

Qual a função do ovo em receitas

Qual a função do ovo em receitas?

A principal função do ovo é dar liga, endurecer, dar firmeza a massa. É o ovo quem mistura os ingredientes que sozinhos não iriam se misturar, como a gordura e o leite. Isso por que o ovo contém lecitina que é um emulsificante natural, para quem não sabe, emulsificantes ou emilsionantes são substâncias que tornam possíveis a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.

Os ovos também ajudam a dar leveza à massa, por isso que muitos bolos usam clara em neve, para fornecer maior quantidade de ar (pode reparar que quando você bate a clara em neve ela fica cheia de bolhinhas de ar presas). Esse ar irá deixar o bolo mais macio, fofinho. Por isso, normalmente, quando um bolo leva muitos ovos em sua receita, nós não usamos fermento ou usamos muito pouco.

Essa é a função do ovo no bolo. Agora você pode escolher se quer um bolo com ovo ou sem ovo. Eu já provei os dois tipos, e ambos são bons.

O ovo já não é considerado inimigo da saúde, aproveite para conferir todos os benefícios do ovo para saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários

  1. Celeste Francisca disse:

    Gosto de cozinha e aprender diariamente.