Qual diferença entre Pix, DOC e TED?


Qual diferença entre Pix, DOC e TED? O Pix é um pagamento instantâneo, uma nova forma de fazer transferêncis e pagamento que chegou para facilitar a vida dos clientes e instituições, sendo uma alternativa melhor do que o DOC e TED. A seguir explicaremos sobre esses três métodos de enviar e receber dinheiro.

Aproveite para conferir como se cadastrar Pix nos bancos com segurança.

Então qual diferença entre Pix, DOC e TED?

DOC e TED são operações financeiras realizadas eletronicamente para transferir valores entre contas de instituições diferentes.

No DOC, Documento de Ordem de Crédito, há um limite de valor máximo que pode ser transferido, o dinheiro é creditado no dia seguinte ao processamento (o envio tem que ser realizado até às 22 horas do dia anterior). Normalmente possui tarifa, mas dependendo do pacote que a pessoa tem com o banco pode ser gratuito.

No TED, Transferência Eletrônica Disponível, normalmente não tem limite máximo, mas pode variar de acordo com o limite diário que a pessoa possui para transferência na internet ou app. O dinheiro é creditado no mesmo dia da transferência, desde que seja feito no horário limite (17 horas) e em dias úteis. Também pode ser cobrado ou não, dependendo do pacote que a pessoa possui.

Qual diferença entre Pix, DOC e TED
Qual diferença entre Pix, DOC e TED?

No caso do Pix vai acabar esses limites e valores cobrados.

  • Você pode fazer transações em qualquer hora e dia da semana, mesmo em final de semana e feriado.
  • Os valores deverão ser creditados na conta dentro de 10 segundos, somente em transações suspeitas pode levar 30 minutos.
  • Você pode fazer transferências e pagamentos (compras e contas).
  • O Pix é gratuito para pessoa física na maioria das transações.
  • Você não precisa informar mais nome, agência, conta e CPF do recebedor, basta usar a chave Pix da pessoa.
  • É possível realizar transações Pix mesmo que não tenha a chave Pix da pessoa, mas nesse caso é preciso informar nome, agência, conta e CPF do recebedor.
  • As pessoas poderão realizar pagamento por QR Code ao invés de usar cartão de crédito, débito ou dinheiro.
  • Possibilidade de saque de dinheiro no varejo, lojas e supermercados (serão tarifados).

Muitos acreditam que este será o fim do DOC e TED, uma vez que não faz sentido ficar utilizando um serviço cheio de limites e restrições no lugar de um que é pagamento instantâneo e gratuito. Talvez até mesmo osboletos fiquem obsoletos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.