Quantas páginas são 1000 palavras?

Quantas páginas são 1000 palavras? Será que cabe em apenas uma página? E se forem 3 mil ou 5 mil palavras? É possível saber quantas palavras em português cabem em uma página? Posso calcular quantas páginas serão necessárias para meu trabalho? Neste post trazemos algumas dicas para você descobrir quantas páginas serão necessárias, dependendo da quantidade de palavras que precisa escrever.


E então, quantas páginas são 1000 palavras?

A quantidade de páginas depende de vários fatores como tamanho da fonte utilizado, tamanho da margem, espaçamento entre as linhas e tamanho do páragrafo.

Vamos explicar aqui utilizando a regra geral da ABNT que é padrão para trabalhos acadêmicos. Deve-se utilizar fonte Times New Roman / Arial tamanho 12 (não pode usar as duas fontes, tem que escolher uma), margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior com 2,0 cm e espaçamento entre linhas de 1,5.

Com estas medidas no Microsoft Word ou do editor de texto de sua preferência, você irá conseguir digitar aproximadamente 500 palavras em uma página. Portanto irá precisar de, no mínimo, duas páginas para digitar as 1 mil palavras. Se não houver citações, figuras e outros detalhes que possam existir em uma dissertação.

Quantas páginas são 1000 palavras?
Quantas páginas são 1000 palavras?

Lembrando que isso é seguindo o padrão ABNT para fonte Time News Roman tamanho 12. Quem utilizar Arial deve utilizar tamanho 10, portanto irá preencher menos páginas que com a Time News Roman.

Modificando o alinhamento para alinhamento à esquerda, não fez alteração na quantidade de páginas para 1 mil palavras.

Se o trabalho for escrito à mão não tem como utilizar contador de palavras. Nesse caso existe uma regra geral de que 1 mil palavras manuscritas terão aproximadamente 2 a 4 páginas, dependendo do tamanho da sua letra e do espaço utilizado (simples ou duplo).

Lembre-se que se o tamanho do papel for modificado para menor que o A4, como é o tamanho para outros tipos de livros (A6, A3, A5), o número de páginas irá aumentar.

Como modificar formatação no Word ou outro editor para seguir regra ABNT?

Caso você queira editar seu documento seguindo as regras da ABNT, abaixo explicamos como modificar as configurações das margens e dos parágrafos corretamente.

Abra o Word e clique em “Layout” no menu superior. Depois clique em “Margens” no canto superior esquerdo. Na parte superior da janela, selecione as opções de acordo:

  • Margem esquerda e superior: 3cm 
  • Margem direita e inferior: 2cm 
  • Orientação: Retrato
Editar Margens Word de acordo com ABNT

Em seguida clique com botão direito do mouse em cima do escrito no documento e selecione “Parágrafo”. Ou no menu “Página inicial” clique na setinha para baixo em “Parágrafo” e selecione “Opções de Espaçamento de Linha”. Depois dentro de:

  • Geral – selecione Justificada
  • Recuo – deixe 0 cm nos dois valores e dentro de “Especial” selecione “Primeira linha” e depois “1,25 cm”.
  • Espaçamento – deixe 0 pt nas duas opções e do lado direito em “Espaçamento entre linhas” selecione 1,5 linhas.
Editar Parágrafo no Word de acordo com ABNT

Quando terminar clique em “OK”.

A impressão tem que ser papel A4, largura 21 cm e altura 29,7 cm. Para outras regras no título, citações, veja este pdf da USP.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.