Quanto espaço preciso de armazenamento no computador?

Quanto espaço preciso de armazenamento no computador? Não importa se vai comprar um desktop ou notebook, ou se já tem computador e quer melhorar o HD ou SSD, é sempre importante ter alguma ideia de quanto espaço de armazenamento você vai precisar. Você vai utilizar o computador para jogos ou apenas para trabalho com documentos? Será que um SSD maior, e mais caro, é o ideal? Neste post trazemos algumas dicas, para você poder decidir quanto de armazenamento será necessário para seu caso.


Espaço ocupado pelo Windows e porcentagem de espaço livre

O HD ou o SSD são utilizados para guardar arquivos, programas, jogos, fotos e outras coisas que quiser salvar no computador. É nele que também fica instalado o sistema operacional como Windows. Só para ter uma ideia, o Windows 10 (64-bit) ocupa sozinho 32 GB. Já o Windows 11 ocupa 30 GB mas a precisa ter um total der 64 GB disponível.

A capacidade de armazenamento do HD/SSD não afeta o desempenho do computador, a não ser que esteja quase cheio. Nesse caso podem ocorrer erros e travamentos.

  • Para HD é recomendado deixar 15% a 20% do espaço de armazenamento livre. Por exemplo, se você comprou um HD de 500 GB de deixar, pelo menos, 75 GB livres.
  • Para SSD o recomendado é deixar 25% livre, mas alguns SSD aguentam até 10% livre, vai depender da marca. Por exemplo, em SSD de 256 GB, não deixe menos do que 64 GB livres (25%).
Quanto espaço preciso de armazenamento no computador
Quanto espaço preciso de armazenamento no computador

E então, quanto espaço preciso de armazenamento no PC?

Para descobrir o quanto de espaço necessita de armazenamento no notebook ou desktop você precisa identificar para o quê o computador será utilizado. Aqueles que forem armazenar somente fotos, vídeos e arquivos, um HD ou SSD de 500 GB costuma ser o suficiente.

Mas se você for utilizar para jogos, é recomendado utilizar HD ou SSD de 1 ou 2 TB, pois diversos jogos atuais ocupam quase 100 GB de espaço de armazenamento. Sendo que o ideal mesmo seria o SSD, pois possui velocidade muito maior para transferir dados, carregando os jogos mais rapidamente.

Devo comprar HD ou SSD?

A principal diferença entre o HD e o SSD é a velocidade com que eles podem transferir dados. Os SSDs são bem mais rápidos que os HDs, sendo a opção ideal para quem pretende jogar e para rodar o sistema operacional, que roda mais suave. Mas eles costumam ser mais caros que os HDs.

Se você estiver com dinheiro limitado, precisará decidir se quer mais velocidade reduzindo o armazenamento, pois poderá comprar um SSD com espaço de armazenamento menor. Por isso a maioria dos notebooks que vêm com SSD, costuma ser com 120 ou 256 GB. Agora que estão aparecendo com 480 GB, mas isso reflete no preço caro do aparelho.

Para comparação um HD de 1 TB pode ser encontrado por 280 reais, já um SSD NVMe de 1 TB não menos do que 599 reais (você encontra HD de 3 TB por menos que isso). Especificamos o tipo de SSD pois existem três formatos disponíveis: SATA, M.2 e NVMe. Notebooks atuais estão vindo, em sua maioria, com SSD M2 ou NVMe.

Uma ideia é você ter no computador tanto o SSD quanto o HD. Deixando o SSD para o sistema operacional e jogos, e o HD para guardar as fotos, vídeos e outros arquivos que possua.



0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.