Quanto tempo para gelar cerveja no gelo


Quanto tempo para gelar cerveja no gelo? Na geladeira a lata de cerveja leva umas nove horas para atingir a temperatura de 7,5°C, se colocada no freezer esse tempo cai para 1 hora e a lata atinge 3°C, congelando dentro de duas horas. Será que colocando direto no gelo o processo é mais rápido? A seguir falaremos sobre a quantidade de gelo e tempo necessários para deixar a cerveja geladinha.

Quanto tempo para gelar cerveja no gelo

De acordo com testes matemáticos, a maneira mais rápida de gelar latas de cerveja é colocando em uma bacia ou na pia/tanque com gelo, a cerveja fica gelada em menos de 30 minutos (levando em conta uma temperatura ambiente de até 25°C, locais mais quentes pode demorar um pouquinho mais). A transferência de temperatura é muito mais rápida do que se colocar as latas ou garrafas no freezer.

Supondo que o gelo pegue 60% de energia de outras coisas que não a cerveja. Nesse caso você irá precisar de 250 gramas de gelo por lata de cerveja ou 1.5 Kg para um pacote com seis latas. Pensando assim, se você tem um saco de 4,5 Kg de gelo, poderia gelar 18 latas, mas para não derreter todo o gelo, é recomendado colocar apenas 12 latas, assim a bebida ficará gelada por mais tempo.

Ao colocar as latas ou garrafas dentro do gelo, misture de tempos em tempos para aumentar a transferência de temperatura.

Quanto tempo para gelar cerveja no gelo
Quanto tempo para gelar cerveja no gelo?

As latinhas costumam gelar bem mais rápido que as cervejas em garrafa pois as latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura.

Se colocar um pouco de água junto com o gelo você irá diminuir mais ainda o tempo para gelar as latas ou garrafas, pois aumenta a superfície de contato da garrafa/lata com a água gelada. Além disso o derretimento do gelo na água acelera o processo de resfriamento da cerveja, pois o gelo precisa de energia para mudar do estado sólido para o líquido e irá pegar parte dessa energia do calor da cerveja.

Quantidade de gelo recomendada para latas e garrafas

Para gelar latas você vai precisar:

  • 12 unidades de cerveja em lata use 4,5 Kg de gelo;
  • 24 unidades de cerveja em lata use 10 Kg de gelo;
  • 48 unidades de cerveja em lata use 20 Kg de gelo.

Para gelar garrafas você vai precisar de um pouco mais de gelo:

  • 12 unidades de cerveja em garrafa use 10 Kg de gelo;
  • 24 unidades de cerveja em garrafa use 20 Kg de gelo;
  • 48 unidades de cerveja em garrafa use 30 Kg de gelo.

Em locais muito quentes será preciso adicionar mais gelo conforme ele derrete, para uma ceveja super gelada talvez sejam necessárias duas horas, mas normalmente em 30 minutos já estará fresca para beber. Dê preferência para uso de caixa térmica ou isopor, pois eles conservam melhor a temperatura não deixando o gelo derreter tão rápido. Faça camadas alternando gelos e bebidas para resfriar o conteúdo por igual.

Lembre-se, não gele demais senão você perderá o sabor da cerveja!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.