Recuperar espaço no HD após instalar Windows 10
Quem realizou o upgrade para o Windows 10 deve ter reparado que após instalação desaparecem quase 20 GB de espaço no HD. Isso acontece, pois o Windows 10 guarda os arquivos da sua versão anterior para caso você decida reverter o processo de atualização. Esse espaço pode não fazer falta para quem tem HDs enormes, mas quem usa SSD de 128 ou 256 GB esse espaço pode fazer muita diferença. Pois saiba que é possível recuperar espaço no HD após instalar Windows 10 apagando esses arquivos. Se você não for reverter o processo pode apagar os arquivos tranquilamente.
É importante lembrar que excluindo estes arquivos você não poderá mais reverter para versão anterior do Windows, tenha certeza de que é isso que quer fazer antes de concluir o processo.
Recuperar espaço no HD após instalar Windows 10
Para apagar os arquivos da versão antiga do Windows abra a Limpeza de Disco. Digite limpeza (1) no campo de busca na barra de tarefas e clique em “Limpeza de disco” (2) que aparecerá na parte de cima.
Selecione a letra do drive que está instalado o Windows, normalmente é “C” e clique em “Ok”.
Aguarde ele calcular o espaço que poderá ser liberado.
Na janela que abrir clique em “Limpar arquivos do sistema”.
Selecione novamente a letra do drive que está instalado o Windows e aguarde ele calcular.
Na janela que abrir selecione o quadradinho “Instalações anteriores do Windows” e, se tiver aparecendo, “Arquivos de instalação temporários do Windows”. Quando terminar clique em “Ok”.
Na janela de aviso clique em “Excluir arquivos”.
Abrirá a janela de limpeza de disco mostrando o processo de exclusão dos arquivos. Aguarde terminar.
Outro alerta vai avisar que limpando as instalações anteriores você não poderá mais restaurar o computador para versão anterior. Clique em “Sim”.
Pronto, é só aguardar o processo terminar. Quando terminar a janelinha de “Limpeza de disco” vai sumir, não aparecerá mais nenhum aviso. No meu consegui recuperar quase 24 GB de espaço no SSD. A quantidade de arquivos excluídos varia de computador para computador.