Saúde e Beleza

Remédio caseiro para tosse


A tosse é uma manifestação de que algo pode estar errado com seu organismo. Ela pode ser alérgica, pode ser causada por uma simples gripe, dentre outros. Em alguns casos, o remédio caseiro para tosse pode resolver o problema. Mas é bom sempre ficar alerta. Se a tosse persistir por mais do que duas semanas, deve-se procurar o médico para investigar a sua causa.

Como fazer remédio caseiro para tosse

Algumas das principais causas da tosse são a gripe e o resfriado, pneumonia, asma, embolia pulmonar, alergia, sinusite, tabagismo, uso de determinados medicamentos contínuos, dentre outros.

A tosse não costuma ser um problema muito sério, apenas quando estiver mascarando alguma doença. Por isso, ao usar o remédio caseiro para tosse, os sintomas persistirem, procure um médico para obter o tratamento correto para a causa da tosse.

Remédio caseiro para tosse

Dicas de remédio caseiro para tosse

Neste post listaremos algumas dicas caseiras que costumam ser eficiente para aliviar os sintomas da tosse. Teste-as e use-as por sua conta e risco.

Inalação com limão e eucalipto: Ferva a água e adicione essência de eucalipto e suco de limão, misture e inale o vapor que irá ajudar a desobstruir as vias respiratórias com mais facilidade. Respirando melhor, a tendência da tosse é diminuir.

Vick Vaporub: É vendido em qualquer farmácia e você pode usar a pomada para fazer massagens no peito. Ajuda bastante a aliviar a tosse e desobstruir as vias respiratórias.

Mel com limão: A mistura destes dois ingredientes são ótimos para combater a tosse e fortalecer o sistema imunológico. Misture o suco do limão com o mel e tome várias colheres durante todo o dia.

Chás muito bons para a tosse

Chá de gengibre com limão: Já mencionamos aqui os vários benefícios do gengibre para a saúde. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que são ótimas para estes casos. Para preparar o chá, ferva alguns pedaços de gengibre com suco de um limão. Sirva ainda quente. Se preferir, pode adoçar com mel. O limão é rico em vitamina C e um excelente alimento se a sua tosse estiver sendo causada por uma gripe, por exemplo.

Chá de hortelã: O chá de hortelã tem propriedades antissépticas que ajudam a evitar infecções, que pode ser uma das causas da tosse. Para preparar o chá, tenha preferência pelas folhas frescas ou secas. Ferva uma xícara de água com 1 colher de sopa de folhas de hortelã e adoce (se quiser) com mel. Beba ainda quente.

Chá de erva-doce: Tem uma poderosa ação expectorante. Ajuda principalmente em casos de tosse com catarro. Para preparar, ferva uma xícara de água e adicione 1 colher de chá de erva doce. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e sirva em seguida ainda quente.

Você possui alguma outra dica de remédio caseiro para tosse? Compartilhe conosco na área de comentários. Lembre-se: Tosse por mais de duas semanas pode significar algo mais grave. Não deixe de procurar ajuda médica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário