Variedades

Como renovar CNH

Para quem não sabe, dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias está cometendo infração gravíssima que gera 7 pontos na carteira e multa de quase 200 reais. Além disso o condutor está sujeito a ficar sem o veículo, pois a medida administrativa é o recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado (com carteira em dia). Veja agora o que precisa fazer para renovar CNH, quais documentos necessários, quando deve ser realizada e onde fazer a renovação.


Como renovar CNH

Quando deve ser feita a renovação da CNH?

Os motoristas de até 65 anos precisam renovar a CNH de cinco em cinco anos, acima dos 65 anos é preciso renovar de 3 em 3 anos. A solicitação de renovação pode ser realizada até 30 dias antes da data do vencimento. O indicado é fazer o pedido 30 dias antes, para não correr o risco de dirigir com a carteira vencida.

Onde deve ser feita a renovação da CNH?

O processo de renovação varia de estado para estado, mas na maioria deles é presencial. A pessoa tem que agendar atendimento pelo site ou pelo telefone do Detran do estado em que mora. Depois é só pagar a taxa de renovação (DUDA) e comparecer no dia marcado levando os documentos necessários. Em alguns estados a pessoa só irá pagar a taxa (DUDA) depois que fizer o exame médico.

Não sabe o site do Detran do seu estado? Não tem problema, confira todos os sites dos Detrans do Brasil neste link http://www.denatran.gov.br/links.htm.

Como renovar CNH

Como renovar CNH

Qual a taxa para renovação da CNH?

A taxa varia de estado para estado, mas não costuma ultrapassar 180 reais. Idosos, maiores de 65 anos, estão isentos do pagamento da taxa.

Quais documentos necessários para renovar CNH?

  • RG original (Documento de Identidade)
  • original da CNH vencida
  • original do DUDA pago (taxa de renovação)
  • comprovante de residência (emitido até três meses anteriores a data da solicitação)

Se sua carteira for de outro estado o processo é o mesmo mas é preciso levar também a cópia de todos documentos acima.

Quem quiser fazer alteração de algum dado do cadastro, é preciso apresentar original e cópia do documento de identificação já atualizado com a nova informação.

O que acontece depois de comparecer no Detran?

Depois que você for no Detran no dia marcado, o funcionário irá indicar uma clínica credenciada próxima à sua casa para fazer o exame médico. A taxa do exame médico deve ser paga diretamente na clínica e não costuma ultrapassar 100 reais. Se o motorista exercer atividade remunerada com o veículo ou se o médico achar que é necessário, também será solicitado exame psicológico que é pago separadamente.

O que fazer depois do exame médico?

Em alguns estados será preciso retornar no posto do Detran onde solicitou a renovação para entregar o resultado do exame médico e pagar a taxa de renovação. No posto eles irão informar o dia que a carteira ficará pronta para você pegá-la.

Em outros estados não é preciso voltar ao posto do Detran após o exame médico, pois os resultados são informatizados. Basta aguardar o prazo dado pelo atendente do Detran para retirar o documento pronto no posto onde solicitou a renovação.

Estes detalhes sobre precisar voltar ao posto após exame médico ou não, será informado pelo atendente do Detran quando você comparecer no dia agendado.

OBS: CNH vencendo e com processo de alteração ou inclusão de categoria, o motorista ou deve desistir da alteração ou concluir o processo de alteração da categoria, pois não é possível emitir o documento com processo em andamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!