Resolver código 39 do driver de CD DVD (Tutorial)


Esses dias meu laptop/notebook deu um problema, o Windows 7 não achava de jeito nenhum o driver de CD/DVD. Não adiantava reiniciar o computador, o DVD não aparecia em “Meu Computador”. O seguinte erro aparecia na tela: ”O Windows não pode carregar o driver de dispositivo para este hardware. O driver pode estar corrompido ou ausente. (Código 39)” / “Windows cannot load the device driver for this hardware. The driver may be corrupted or missing. (Code 39)“. Por causa desse erro simplesmente eu não conseguia abrir nenhum CD ou DVD, muito menos gravar. Veja abaixo como resolver código 39 do driver de CD DVD.

Resolver código 39 do driver de CD DVD

Verificando a unidade DVD/CDRom no “Gerenciador de Dispositivo” é possível reparar que ela aparece com um ponto de exclamação. Para verificar abra o Gerenciador de Dispositivo clicando no botão iniciar, digitando no teclado gerenciador de dispositivos (2), depois é só clicar em “Gerenciador de Dispositivos” (3) que aparecerá na parte de cima.

Gerenciador de Dispositivos Windows

Procure “Unidades de DVD/CD-ROM” (DVD/CD-ROM drives). Dê dois cliques e vai aparecer sua unidade de DVD, ela provavelmente estará com um ponto de exclamação. Umas das soluções recomendadas pela Microsoft era desinstalar o driver dessa unidade, clicando com o botão direito do mouse em cima dela e em seguida “Desinstalar”. Depois reinicie o computador e espere ele reinstalar a unidade.

Fiz isso mas não adiantou nada. Foi aí que encontrei a solução que teria que mexer no registro. Após mexer no registro talvez seja necessário reinstalar os programas que você usa para gravar CD ou DVD.

Solução para o erro código 39 que deu certo

TENHA CERTEZA DO QUE ESTÁ FAZENDO, MEXER NO REGISTRO PODE OCASIONAR PROBLEMAS GRVAES NO COMPUTADOR! Não nos respondabilizamos por problemas ocorridos.

Feche todos os programas que estejam abertos.

Clique no botão iniciar do Windows. Digite REGEDIT na busca e clique em “regedit” que aparecerá na parte de cima do menu, não é necessário abrir como administrador.

abrir regedit como administrador Registro Windows

Clique nas seguintes pastas que aparecerem, para abri-las na ordem mostrada abaixo:

  1. KEY_LOCAL_MACHINE
  2. SYSTEM
  3. CurrentControlSet
  4. Control
  5. Class
  6. {4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

O caminho vai ficar (se quiser pode copiar e colar na barra do Editor de Registro, depois aperte Enter no teclado:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e965-e325-11ce-bfc1-08002be10318}

Resolver código 39 do driver de CD DVD
Resolver código 39 do driver de CD DVD

Agora você estará dentro da pasta do DVD/CD-ROM Drive. Para ter certeza que está no local correto verifique do lado direito da janela se em “Deafult” (Padrão) aparece escrito DVD/CD-ROM drives e se em “Class” (Classe) aparece CDROM. Se estiver na pasta correta, procure os seguintes valores:

  • UpperFilters
  • LowerFilters

Se tiver algum desses valores aparecendo, clique com o botão direito em cima de cada um deles e clique em “Delete” (Excluir). Depois que tiver excluído esses valores, feche o “Editor de Registro”.

Reinicie o computador. Aguarde iniciar. Quando iniciar abra o “Meu Computador” e veja se agora a unidade de CD/DVD voltou ao normal.

8 comentários em “Resolver código 39 do driver de CD DVD (Tutorial)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.