Techie

Riscos de usar mods APK no WhatsApp, perigos

De vez em quando surgem vídeos no YouTube sobre como deixar WhatsApp colorido ou como customizar completamente o aplicativo de mensagens instantâneas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que estes não são aplicativos oficiais e portanto não são seguros. Tanto que não estão disponíveis na Google Play, estão apenas na web como APK. Alguns exemplos destes WhatsApp Mods são FMWhatsapp, GBWhatsApp, YoWhatsApp e WhatsApp Plus. Saiba agora quais os riscos de usar mods APK no WhatsApp.


Se você estiver usando e nunca teve problema não vamos falar para você desinstalar, cada um tem sua própria consciência. Portanto use por sua conta e risco.

Riscos de usar mods APK no WhatsApp

Risco de vírus ao baixar o APK

Por não serem disponibilizados na Google Play você não tem garantia nenhuma que estará baixando um arquivo APK seguro. Não tem como saber se o APK foi modificado com intuitos de roubar seus dados nem se o site que você está baixando é confiável ou um site falso.

Além disso as atualizações não passam pela análise de vírus do Google Play Protect na Google Play. Será que não é justamente por isso que estes apps não estão disponíveis na loja? Será que o Google Play Protect encontraria algum código malicioso?

Ou seja, você terá que fazer a atualização manualmente procurando novamente na web, correndo os mesmos riscos de quando baixou.

Mensagens enviadas podem ser interceptadas

Sim, usando aplicativos de terceiros para modificar o WhatsApp não tem como ter certeza que suas mensagens não estão passando por servidores de terceiros ao serem enviadas. Elas poderão ser interceptadas por pessoas que nada têm a ver com o aplicativo oficial.

Quem se preocupa com privacidade é bom pensar sobre isto, pois já não basta as mensagens serem interceptadas pelo Facebook? O WhatsApp Plus foi pego se comunicando com servidores de terceiros em sites obscuros, fazendo isso ele pode instalar malware no seu aparelho sem nem você perceber.

Bonecos puxando a letra P do APP, riscos de usar mods APK no WhatsApp

Riscos de usar mods APK no WhatsApp, perigos

Você pode ser banido pelo WhatsApp oficial

O uso de aplicativos de terceiros para modificar o WhatsApp foi proibido pelo WhatsApp oficial justamente por causa dos problemas que eles podem causar. Se eles perceberem que você está usando um destes app você poderá ser banido por 24 horas ou de maneira definitiva. Caso seja banido por 24 horas é só esperar e voltar depois. Mas se for definitivamente não tem o que fazer, não existe possibilidade de recuperar a conta.

Alternativa para uso de várias contas ao mesmo tempo

Se você está usando um destes aplicativos somente para poder ter mais de uma conta do WhatsApp no mesmo dispositivo Android, saiba que existem aplicativos específicos para isto na Google Play. Uma ótima opção é o Parallel Space, que permite ter várias contas do mesmo app no Android.

Para quê correr riscos com suas informações instalando apps estranhos?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!