Como saber a versão do meu Android
Nem sempre o smartphone que compramos vem com a versão mais atual do Android ou permite atualização para versão mais atual. Por isso é importante saber qual versão tem instalada no smartphone ou tablet para poder procurar soluções para problemas que possam ocorrer ou saber quais recursos estão disponíveis. Mas como saber a versão do meu Android?
Como saber a versão do meu Android
Para encontrar informações sobre a versão do Android é preciso acessar as configurações do sistema. Clique na “Bandeja do Sistema”, botão do meio no menu inferior, para mostrar todos os aplicativos instalados. Selecione “Configurar”ou “Configurações”.
Desça a tela toda até o campo “Sistema” e clique em “Sobre o telefone” ou “Sobre o tablet”.
Procure pelo campo “Versão do Android”, essa é a versão do Android instalada. Ela mostra apenas o número da versão, por exemplo, “Android 5.1” ao invés de mostrar “Android 5.1 Lollipop”. Nesta mesma página aparece o nome do seu dispositivo em “Número do modelo” e os campos “Versão do kernel” e “Número da versão”, que trazem as informações sobre a versão e data do Kernel Linux instalado e número de compilação do Android, respectivamente.
Confira os nomes das versões mais recentes do Android:
- Android 7.0 – Ainda sem nome, não foi lançado
- Android 6.0 – Marshmallow
- Android 5.0 – 5.1.1: Lollipop
- Android 4.4 – 4.4.4: Kit Kat
- Android 4.1 – 4.3.1: Jelly Bean
- Android 4.0 – 4.0.4: Ice Cream Sandwich
- Android 3.0 – 3.2.6: Honeycomb
- Android 2.3 – 2.3.7: Gingerbread
- Android 2.2 – 2.2.3: Froyo
- Android 2.0 – 2.1: Eclair
- Android 1.6: Donut
- Android 1.5: Cupcake
Em todas as versões do Android o Google coloca um Easter Egg, uma surpresinha. Para vê-lo basta dar vários cliques em cima de “Versão do Android”.
É bem simples de saber qual versão do Android tem instalada no dispositivo.
Lembre-se, se for comprar um dispositivo com uma versão muito antiga do sistema, pode ser que alguns aplicativos não funcionem nele. É sempre bom comprar o dispositivo que esteja com a versão mais recente do sistema instalada. E o fabricante do dispositivo quem escolhe quais modelos receberão atualização.