Significado de manchas nas unhas


Muita gente não liga, mas deveria. Manchas nas unhas em muitas vezes podem sinalizar problemas de saúde dermatológicos ou não. Geralmente estas manchas mostram que há algo errado no organismo e está na hora de procurar por uma orientação especializada. Em alguns casos, também pode não representar nada, mas não custa verificar, não é mesmo. Veja abaixo quais são as manchas mais comuns que podem aparecer nas unhas.

Significado de manchas nas unhas

Manchas brancas, também conhecida como leuconíquia

São algumas das manchas nas unhas mais comuns, mas na grande maioria das vezes, não apresentam riscos ou danos a saúde. Estas manchas são caracterizadas por pontos brancos na unha. Não há necessidade de um tratamento específico pois estas manchas acabam sumindo com o tempo. Portadores de doenças como cirrose, tuberculose ou estão em tratamento de quimioterapia também podem apresentar leuconíquia. As manchas brancas também podem aparecer como sinal de alergia. Se você fez uso de algum detergente ou outro tipo de cosmético e estas manchas surgiram, experimente suspender o uso para as manchas desaparecerem.

Significado de manchas nas unhas
Manter a higiene das unhas é fundamental para evitar doenças e manchas. Foto: Getty Images

Manchas roxas nas unhas

Podem aparecer depois de algum trauma, como quando algum peso cai sobre unhas. Também pode ser um sintoma de doenças como lúpus eritematoso ou micoses.

Manchas brancas e avermelhadas ao mesmo tempo

Pode ser indício de alguma doença nos rins.

Unhas secas, descamando e fracas

Podem indicar ausência de cálcio, zinco e vitaminas A, B e E. Também podem indicar anemia ou hipotireoidismo

Unhas com faixas pretas

É um tipo de mancha que pode aparecer após uso prolongado de sapatos apertados ou então significar uma lesão benigna. É bom consultar um dermatologista pois este tipo de mancha também pode aparecer por decorrência do melanoma ungueal, que é um câncer de pele muito raro.

Ondulações grandes nas unhas (visíveis mesmo após aplicação do esmalte)

Pode indicar problemas de anemia ou então problemas na tireoide.

Unhas inchadas e esverdeadas

Estas manchas e lesões são causadas por infecções bacterianas e micoses.

Unhas amareladas, espessas e que não crescem

É um indício forte de distúrbios pulmonares.

Dica para quem faz as unhas regularmente: Por mais que sua manicure seja de confiança, sempre use seus próprios materiais, como alicate, tesoura de unha, palitinho de laranjeira. Mesmo que a profissional seja série e esterilize sempre estes materiais, você ainda pode correr o risco de pegar uma micose e até uma doença mais grave como hepatite.

Veja também: Que tal ganhar dinheiro aprendendo a fazer unhas decoradas?

Em caso de dúvidas sobre as manchas nas unhas que apareceram recentemente, procure sempre um médico dermatologista. Só ele pode dar o diagnóstico e o tratamento correto para o seu caso.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.