Variedades

Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas


Está fazendo algum curso de graduação da área de Ciências Biológicas e gostaria de saber a insígnia dele? Confira agora uma lista com alguns símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas com seus significados. Alguns cursos não possuem símbolo oficial mas são adotados como o símbolo do curso pelas pessoas que o fazem. Veja agora símbolos da Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física e Radiologia.

Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas

Símbolo da Biologia

O símbolo da Biologia foi revitalizado em 2009 na comemoração de 30 anos da regulamentação da profissão de Biólogo. O círculo representa a união e perfeição daquilo que começa e acaba em si mesmo. O DNA é um elemento sempre presente no cotidiano da área de biologia, o espermatozóide aparece na base do DNA fecundando o óvulo, dando origem à vida. A folha é importante para qualquer ser vivo e é base dos estudos biológicos. A espiral que aparece dentro da folha é o símbolo da evolução e do progresso.

Biologia Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas

Símbolo da Biomedicina

Ele representa a integração entre conhecimentos científicos de biologia e medicina. O círculo é composto por ornamentos que representam o DNA, representando o controle sobre os processos. A cruz verde tem o mesmo formato da Cruz Vermelha e representa vida, já o microscópio simboliza o conhecimento biológico.

símbolo da biomedicina

Símbolo da Ecologia

Infelizmente a profissão Ecólogo não possui símbolo oficial. A Associação Brasileira de Ecólogos (ABE) possui um símbolo com uma folha, mas não é a insígnia oficial da profissão. Alguns sites de formatura colocam uma árvore e uma coruja como símbolos, mas não conseguimos encontrar informações sobre o porquê destes símbolos.

Existe um símbolo da ecologia criado por Ron Cobb em 1969 e disponibilizado para domínio público. O símbolo foi formado pela junção das letras “e” e “o”, tiradas das palavras “environment” (ambiente) e “organism” (organismo) e colocando elas sobrepostas, criando uma forma que lembra a letra grega Theta Θ.

Símbolo da Ecologia

Símbolo da Ecologia criado em 1969

Símbolo da Educação Física

O símbolo da Educação Física é o Discóbolo, a mais célebre estátua atlética esculpida pelo grego Míron e representa força e dinamismo característico da profissão.

Símbolo da Educação Física

Símbolos da Enfermagem (Enfermeiro / Técnico e Auxiliar de enfermagem)

O símbolo da Enfermagem foi criado como homenagem a aristocrata inglesa Florence Nightingale no século 19, que dedicou sua vida à profissão. Quando trabalhou na Guerra da Crimeia caminhava pelos corredores de tendas carregando uma lamparina, ficou conhecida como a Dama da Lâmpada. O símbolo é constituído por uma lâmpada, que representa caminho, ambiente, uma cobra que representa magia, alquimia, já a cobra com a cruz representa a ciência.

símbolo da enfermagem Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas

O símbolo do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é muito parecido mas tem uma seringa no lugar da cobra com a cruz. Esta seringa representa a técnica.

símbolo Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Símbolo da Estética e Cosmética

De acordo com ao SINDESTÉTICA-RJ, o símbolo da Estética oficial no Brasil é representado pela Deusa Higia, a deusa da saúde, limpeza e sanitariedade. O sol representa purificação, assepsia. Os raios que atravessam os corpos significam ozônio oxigênio nascente aplicado na pele. O caduceu é o bastão entrelaçado por duas serpentes e a parte superior adornada por asas. Ele representa o equilíbrio, ética e boa conduta. As asas representam mudanças tecnológicas e as cobras representam boa saúde, prevenção e bem estar. A deusa aparece com as mãos cruzando para simbolizar a união, força e determinação, elevação da auto estima e bem estar.

símbolo da estética e cosmética

Símbolo da Farmácia

O símbolo da Farmácia traz uma taça com a serpente enrolada. A taça representa a cura, a serpente representa o poder, ciência, sabedoria e transmissão de conhecimento de forma sábia.

Símbolo da Farmácia

Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas – Farmácia

Sua origem vem da lenda grega do deus Asclépio (ou Esculápio), um centauro que aprendeu rapidamente os conhecimentos da cura com Chiron, seu mestre. Ele se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo o bastão envolto por duas serpentes, que é o símbolo da Medicina. Mas além de salvar vidas ele também usava seus poderes para ressuscitar pessoas. Com isto, Zeus resolveu se meter e os dois entraram em batalha com Asclépio morreu com um raio. A partir de então a saúde ficou por conta de sua filha Hígia, a deusa da saúde. Ela tinha como símbolo a taça, mas ao ser promovida foi adicionada uma serpente enrolada, que representava o legado do seu pai.

Símbolo da Fisioterapia

O símbolo oficial da Fisioterapia foi escolhido em 2002 no Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Nele as serpentes representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede da concentração vital. Elas aparecem entrelaçadas para demonstrar o elo entre a natureza humana, social e profissional. O raio representa a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia. A cor amarela significa luz e a cor verde saúde. O camafeu representa a capacidade místia de atrair saúde e boa sorte.

Símbolo da Fisioterapia

Símbolo da Fonoaudiologia

O símbolo foi oficializado em 2001 pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A forma que aparece no centro do brasão refere-se a emissão e recepção do som pelo corpo humano. O F lembra o despertar da serpente em movimento ascensional. De acordo com as práticas derivadas da sabedoria oriental, este movimento desperta o homem para compreensão mais ampla da vida e do universo.

Símbolo da Fonoaudiologia

Símbolo da Geriatria e Gerontologia

A Geriatria e Gerontologia parecem não ter um símbolo oficial, não encontramos informações no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) nem na Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

Encontramos um símbolo da Gerontologia mas não é o usado oficialmente no Brasil, é do curso na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

símbolo de Gerontologia

Símbolos da Medicina

O símbolo da Medicina é o Bastão de Asclépios também conhecido como bastão de Esculápio. Não pode ser confundido com o caduceu de Hermes. Asclépio é o deus da cura e da medicina. Aprendeu o poder da cura das ervas com o centauro Quíron, adquirinde inclusivo o poder da ressuscitação. Por causa deste poder que Zeus o puniu matando-o com um raio. No símbolo a cobra simboliza o renascimento e a fertilidade e também representa morte e destruição. O bastão é símbolo de autoridade, representa poder divino para decidir sobre a vida ou morte de alguém.

simbolo da medicina

Símbolo da Medicina Veterinária

O símbolo da Veterinária foi escolhido em 1994 em um concurso do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O símbolo traz a serpente e o bastão, símbolos de Esculápio, deus da cura na Grécia Antiga, a letra V com uma moldura hexagonal irregular. Aqui o bastão significa os segredos da vida terrena, poder de ressurreição, auxílio e suporte da assistência dada pelo médico. A serpente representa prudência, vigilância, sabedoria, vitalidade e poder de regenerescência e preservação da saúde. A letra V é usada para identificar a Medicina e diferenciar de outras profissões biomédicas.

Símbolo da Medicina Veterinária

Símbolo da Musicoterapia

O símbolo da Musicoterapia foi escolhido por concurso nacional em 2012. Ele traz uma clave de sol formada por uma serpente. A serpete representando sabedoria, transformação, regeneração, também presente em outros símbolos da área biomédica. A clave de sol é quem permite ao música conseguir localizar, decodificar e reproduzir os sons corretamente. Já a cor verde utilizada representa a natureza e saúde.

símbolo da Musicoterapia

Símbolo da Naturologia

O símbolo da Naturologia foi escolhido em 2015 após 4 anos de estudos. Nele o círculo representa totalidade, integralidade. A intersecção dos círculos representa a interagência. O seis círculos internos representam equilíbrio, olhar integral, vinculo e autoconhecimento. Os sete círculos no totla representam autonomia e empoderamento. As cores representam complexidade do homem, visão multidimensional.

Símbolo da Naturologia

Símbolo da Nutrição

Na Nutrição a balança representa o equilíbrio. A cor verde foi escolhida por representar os cursos da área da saúde. A serpente representa saúde e o trigo representa o alimento.

Símbolo da Nutrição

Símbolo da Obstetrícia

A Obstetrícia não parece ter um símbolo oficial. Não encontramos estas informações nem nos sites da SOGESP Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, nem na Federeção Brasileira das Associações de Ginaecologia e Obstetrícia. Portanto qualquer símbolo que encontrar são símbolos criados por cursos de faculdades ou pessoas comuns, por enquanto não são símbolos oficiais da profissão.

Símbolo da Odontologia

A insígnia, emblema, brasão ou como quiser chamar o símbolo da Odontologoa traz o bastão de Esculápio da mitologia grega e foi escolhido em 1912. Esculápio ou Asclépio era o deus da cura e deus da medicina. Aprendeu o poder da cura por plantas com centauro Quíron, adquirindo inclusive o poder da ressuscitação. Por isso foi morto por Zeus com um raio. O símbolo se diferencia da Medicina pelo círculo em volta do bastão e serpente. Este modelo foi proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga, dentista do Exército em 1914, e o círculo criado justamente para diferenciar a especialidade médica que cuida da cavidade bucal.

Símbolo da Odontologia

Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas – Odonto

Símbolo da Óptica e Optometria

A Óptica e Optometria não possuem símbolos oficiais. Nem no site do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria tem informações sobre isso. Portanto qualquer símbolo, brasão ou insígnia que encontrar são versões criadas por cursos ou pessoas comuns.

Símbolo da Radiologia

O símbolo da Radiologia traz o trifólio que é o símbolo internacional que indica presença de radiação ionizante. O bastão representa o poder daquele que tem formação profissional, conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas. A serpente representa a ciência, sabedoria e transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. O átomo representa energia em todas suas formas, simbolizando aplicação da mesma em outras áreas. A roda dentada simboliza áreas industriais. E 1985 é o ano que foi regulamentada a profissão.

Símbolo da Radiologia

Símbolo da Saúde Coletiva

No site da Associação Brasileira de Saúde Coletiva não tem informações sobre o símbolo oficial da profissão. O símbolo da Saúde Coletiva que encontramos foi o do curso da Universidade de Brasília, mas parece ser apenas o símbolo do curso e não o da profissão. Mas mesmo assim resolvemos colocar o símbolo aqui.

O círculo represanta coletividade, as cobras representam o mal e o bem, doença e cura. A cor verde é da área da saúde. O fogo e asas da fênix são ressurgimento da profissão sanitarista.

símbolo da saúde coletiva

Símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas – Saúde Coletiva

Símbolo de Tecnologia de Alimentos

O curso e profissão de Ciência e Tecnologia de Alimentos parece não terem símbolo oficial. Nem no site da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos encontramos o símbolo. Portanto qualquer símbolo que encontrar no momento são símbolos genéricos criados por cursos da Faculdade ou pessoas comuns.

Símbolo da Terapia Ocupacional

O símbolo da profissão foi criado por André Luís Bentin Lacerda e Patrícia Moreira Bastos a partir de estudos da mitologia Grega. O fogo representa fonte de energia necessária a qualquer obra, amor profundo pelo próximo e entusiasmo por tudo nobre e generoso. A serpente representa um objeto de convergência e centralização de intenções, conhecimentos, comunhão para buscar sabedoria, harmonia e desenvolvimento universal.

símbolo da Terapia Ocupacional

O círculo representa a livre criação, o infinito e universo, algo que não tem início nem fim. No caso do homem que pode traçá-lo utilizando apenas um instrumento cujas dimensões significam o limite de seu conhecimento, atividade e liberdade.

O triângulo ou delta representa a tríade da terapêutica ocupacional: terapeuta, cliente e atividade.

Conhece outros símbolos das profissões da área de Ciências Biológicas? Conte-nos pelos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  1. kelly disse:

    queria muito saber o simbolo de massoterapia, não tem mesmo!!!

  2. Marcelo disse:

    Gostaria de saber o simbolo da massoterapia.

    Obrigado

    • RainyDays disse:

      Oi Marcelo
      Infelizmente não encontrei o símbolo da Massoterapia. Acho que vai ser difícil encontrar.
      Algumas profissões (cursos) não possuem símbolo específico, pode ser o caso da Massoterapia.
      Abs