Variedades

Símbolos das profissões da área de exatas

Está querendo fazer curso de graduação da área de ciências exatas? Ou já está cursando e gostaria de saber a insígnia do seu curso? Confira uma lista com os símbolos das profissões da área de exatas com seus significados. Estamos colocando aqui as insígnias oficiais, caso não seja oficial especificaremos nos detalhes. Veja agora o símbolo do Agronegócio, Agronomia, Arquitetura, Ciências Atuariais, Engenharia, Física, Matemática e outros.


Símbolos das profissões da área de exatas

Símbolo do Agronegócio

Este símbolo foi escolhido por concurso nacional em 2013 e traz o Globo desenhado com linhas marrons e linhas verdes. As marrons representam a terra cultivada e as verdes representam a agricultura que alimenta, gera energia e renda. A seta marrom representa ascenção e desenvolvimento com equilíbrio e a folha verde representa sustentabilidade e resultados positivos de complexos e cadeias produtivas bem organizadas.

Símbolos das profissões da área de exatas Agronegócio

Símbolos das profissões da área de exatas – Agronegócio

Símbolo da Agronomia

O símbolo da Agronomia surgiu em 1946 e era uma engrenagem que simbolizava a engenharia com um arado dentro simbolizando a agricultura. Foi modificado em 63 mas o que é usado atualmente foi criado em 1969 pela FAEAB no Congresso Brasileiro de Agronomia. Os “A”s no símbolo representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados, para demonstrar a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria.

Símbolo da Agronomia

Símbolo da Arquitetura

O símbolo da Arquitetura é o mesmo da maçonaria, um esquadro e um compasso se unindo formando um retângulo, o primeiro representa o Céu, a abóboda celeste, e o segundo a Terra. O compasso também simboliza a justiça e precisão. Na Arquitetura o esquadro é usado para traçar as bases do trabalho conferindo suporte para o que o compasso vai criar. A letra G no meio representa a Geometria.

Símbolo da Arquitetura

Símbolo da Arquitetura

Símbolo da Biotecnologia

A Biotecnologia tem um símbolo escolhido nacionalmente criado por Gustavo Moreira da UFPel. A descrição do símbolo é a seguinte: “Por ser de fundamental importância na atuação profissional de um biotecnologista, a representação do “dogma central da biologia molecular” é a principal ideia do símbolo. Assim, os seguintes elementos são presentes: DNA no centro, estrutura mais comum na natureza; RNA é retratado como uma fita simples de ácido nucleico, sendo seus pares de base entendidos como os dentes da engrenagem; PROTEÍNA, retratada pela espiral seguida de uma seta. Os quais representam, respectivamente, uma Alfa-hélice e uma Beta-folha, as duas estruturas secundárias mais abundantes em proteínas. A SETA também representa a anotação de uma ORF/GENE em dados genômicos e, no desenho, lembra a anotação de genes em PLASMÍDEOS, moléculas muito empregadas no ramo. A ENGRENAGEM recorda a engenharia genética e de bioprocessos, bem como simboliza a biotecnologia industrial. A cor AZUL foi escolhida por representar, atualmente, cursos com base nas áreas de Biologia e Química”.

Símbolo da Biotecnologia

Símbolo da Biotecnologia

Símbolo das Ciências Atuariais

De acordo com o Instituto Brasileiro de Atuária o símbolo das Ciências Atuariais é a ampulheta, escolhido por consulta aos Conselhos Regionais Profissionais depois da separação dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. Como a ampulheta era usada pela maioria dos Atuários, por tradição ficou definido a ampulheta.

Símbolo das Ciências Atuariais

Símbolo da Engenharia

Não existe símbolo mundial da Engenharia, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia utiliza no Brasil o símbolo da engrenagem em volta da deusa Minerva. Ela é a deusa romana da sabedoria e justiça, uma grande inventora. Conhecida por incentivar o lado mais criativo dos mortais, ajudando a colocar os planos em prática. Assim como a Engenharia que tem como princípios a criação e execução.

símbolo da engenharia Ciências Exatas

Símbolo da Engenharia Ciências Exatas

Símbolo da Engenharia de Produção

O símbolo da Engenharia de Produção foi escolhido em concurso nacional promovido pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção em 2014. Alunos do curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da UFPB foram os vencedores. O símbolo também traz a deusa Minerva com a engrenagem assim como o de Engenharia. Mas este especifica o movimento da engrenagem e o Globo no fundo.

símbolo da engenharia de produção

Símbolo da Engenharia de Produção

Símbolo da Engenharia Química

O símbolo da Engenharia Química não parece ser oficial. O que vários sites divulgam é este abaixo, sem muitas explicações. Parece que ele é o símbolo de um curso de alguma faculdade específica e as pessoas estão divulgando como se fosse do curso Engenharia Química. Mas mesmo assim vamos deixar aqui, caso queira usá-lo também.

Símbolo da Engenharia Química

Símbolo da Física

O curso de Física parece não ter um símbolo oficial, a maioria das pessoas utiliza o átomo como símbolo do curso. Por isso estamos colocando ele aqui.

símbolo não oficial da Física

Símbolo da Geologia

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil o símbolo do curso de Geologia é o martelo de geólogo. É um martelo diferente próprio para quebrar rochas e minerais e possui cabo de revestimento de nailon. Além disso é fabricado com uma liga metálica de alta resistência, que sofre desgaste mas não solta lasca, sendo inquebrável em uso normal.

símbolo da Geologia

Símbolo da Matemática

A Matemática também não possui símbolo oficial pois no início era ligada à Filosofia. Os estudantes do curso costumam utilizar a raiz quadrada como símbolo ou a raiz quadrada com a coruja, que é o símbolo da sabedoria.

símbolo não oficial da Matemática símbolo da Matemática não oficial

Símbolo da Meteorologia

Encontramos dois símbolos para o curso de Meteorologia mas não parecem ser oficiais. Eles foram encontrados em sites que vendem produtos relacionados às profissões. O primeiro é um esquadro com telescópio e o segundo um globo com raio invertido.

Símbolo da Meteorologia

Símbolo da Química

A retorta é considerada o símbolo da Química. Não encontramos informações oficiais no Conselho Federal de Química, mas diversos sites comentam sobre este ser o símbolo do curso.

A Retorta foi criada por Maria, a Judia no século II, na busca pela pedra filosofal, a panacéia e o elixir da vida, quando os alquimistas usavam água e “espíritos” nos procedimentos. Foi criado então um processo de destilação, o banho-maria, onde a retorta era o ovo filosofal de onde saiam espíritos.

Retorta Símbolo da Química

Símbolo da Química Industrial

No site do Conselho Regional de Química 9ª Região eles falam que o símbolo da Química Industrial é o galpão industrial e o tubo de ebulição. Não encontramos outro local falando sobre isto.

Símbolo da Química Industrial

Estes são alguns símbolos das profissões da área de exatas, conhece algum outro que não especificamos aqui? Conte-nos pelos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

5 Comentários

  1. Bruno Costa disse:

    Ciencias Economicas é um curso da área das Ciências Humanas!!

    Bruno Costa – Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense