Variedades

Simulador de votação na Urna Eletrônica TSE

Está indo votar pela primeira vez e gostaria de ter uma idéia como funciona a Urna Eletrônica? Pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pensou justamente nisto e disponibilizou um simulador de votação na Urna Eletrônica em que você pode treinar a votação. No aplicativo online é possível simular o primeiro e o segundo turno.


O aplicativo feito em Java simula perfeitamente a urna, fazendo até os barulhos característicos, muito bom para quem quer aprender.

Simulador de votação na Urna Eletrônica TSE

Para usar o simulador da Urna do Primeiro Turno de uma eleição para prefeito, vice-prefeito e vereador acesse a página do TSE http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2016. Vai abrir a Urna na tela para você digitar um dos números que aparecem na parte superior dela (1). Estes números aparecem somente neste simulador, em uma Eleição real você tem que levar os seus números com você ou então decorá-los. Digite um dos números no teclado (2) para ver os detalhes do candidato. Se estiverem corretes confirme tudo clicando em “Confirmar”.

Simulador de votação na Urna Eletrônica TSE

Simulador de votação na Urna Eletrônica TSE

Vai aparecer escrito “Fim” na tela, isto quer dizer que a votação terminou.

Se quiser simular apenas o Segundo Turno de uma Eleição para Prefeito acesse o link http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2016-prefeito-2o-turno. O processo é o mesmo, digite os números do seu candidato, verifique os detalhes que aparecerem na tela. Se tudo estiver correto clique “Confirmar”.

Quando digitar o número do candidato e aparecem os detalhes errados, você tem que clicar em “Corrige” e digitar a numeração correta do candidato.

Quem quiser votar em branco é só clicar no botão “Branco”. Vai aparecer “Voto em branco” na tela, clique em “Confirma” para confirmar. Aqueles que quiserem votar nulo basta digitar um número qualquer e apertar “Confirma”. Mas atualmente não existe diferença entre um e outro, voto branco ou voto nulo são descartados. Está na Constituição “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”.

Se o simulador não abrir é por que você não tem o Java instalado no computador, é preciso instalar para conseguir utilizar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!