Techie

Programas para Sincronização de Arquivos no Windows


Sincronização de arquivos no Windows pode ser bastante útil principalmente para quem precisa fazer backup dos dados do computador para algum HD externo ou servidor de backup. Existem diversos programas para sincronização de arquivos, vamos falar aqui de dois bons programas grátis que fazem sincronização local, sem usar serviços na nuvem.

Programas para Sincronização de Arquivos no Windows

– Syncredible

Synchredible é grátis para uso pessoal e é um dos melhores programas para sincronizar arquivos. A primeira vez que abrir aparecerá a tela de assistente de configuração. Nela você pode configurar as primeiras pastas que serão sincronizadas. Nos campos “Folder 1” e “Folder 2” selecione as pastas que quer sincronizar (1), para sincronizar as subpastas marque o quadradinho (2) e clique em “Next” (3).

Sincronização de Arquivos no Windows 1

Selecione se quer sincronizar em uma direção ou nas duas marcando os quadradinhos (4), e se quer sincronizar todos os arquivos (Syncronize all files) ou somente os novos (Syncronize newer files) (5).

Sincronização de Arquivos no Windows

Ne tela seguinte você pode escolher se quer excluir arquivos/pastas redundantes (7), ignorar arquivos/pastas escondidos (Ignore hidden) e comparar conteúdo de arquivos antes de sincronizar (Compare file contents). Quando terminar de escolher clique em “Next” (9).

Sincronização de Arquivos no Windows 3

Em “Filter for files/folders” é possível incluir (Include) ou excluir (Exclude) arquivos ou pastas da sincronização clicando em “Add“. Ao terminar clique em “Next” (10).

Sincronização de Arquivos no Windows 4

Em “Automatisation” você pode automatizar as tarefas criando agendamentos com data e horário ou de acordo com eventos do sistema. Quando terminar clique em “Next“.

Sincronização de Arquivos no Windows 5

Selecione se quer realizar alguma ação antes (before) ou após (after) a sincronização clicando em “Add“. Quando terminar clique em “Next“.

Sincronização de Arquivos no Windows 6

No campo “Task name” dê um nome para a tarefa. Você pode ainda habilitar o recurso de pré-visualização (Show preview) e atribuir um atalho no teclado para ativar a tarefa (Assign hotkey). Clique em “Apply” para finalizar.

Sincronização de Arquivos no Windows 7

Para executar a operação selecione a tarefa na lista (1) e clique em “Execute” (2).

Sincronização de Arquivos no Windows 8

Aguarde terminar, se você marcou para pré-visualizar aparecerá a tela de “Preview“, verifique o que será sincronizado e clique em “Execute“.  No final será gerado um relatório dos arquivos e pastas sincronizadas.

Download Syncredible no site oficial.

– SyncFolders

Outro bom programa para fazer backup e sincronizar arquivos. Para criar uma tarefa é só clicar em “Create Rules” (1) no menu superior (botão do documento com + verde).

sincronizar arquivos no Windows backup 1

Na aba “General” (1) dentro de “Rule” (2) escolha as pastas para sincronização (Source/Target Folder), dê um nome para a tarefa (Description). No campo “Action” (3) marque se quer “Copiar”, “Backup” ou “Sincronização”. Nas outras abas dessa janela você pode configurar filtros (Filters), conflitos de pastas/arquivos (Conflicts), o que será feito de pastas excluídas/arquivos sobrescritos (Versioning) e opções avançadas (Advanced). Quando terminar clique em “Ok” (4).

sincronizar arquivos no Windows backup 2

Marque o quadradinho do lado esquerdo da tarefa para realizá-la, e antes de sincronizar clique em “Scan“, assim ele irá verificar as pastas e mostrará o que será sincronizado ou não e se tem algum erro.

sincronizar arquivos no Windows backup 3

Quando terminar clique em “Details” para ver as pastas/arquivos que serão sincronizados.

sincronizar arquivos para backup Windows 1

Caso não queira que algum arquivo seja sincronizado, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “No Action“. Quando estiver tudo correto clique em “Synchronize“.

sincronizar arquivos para backup Windows 2

Clicando no botão “Errors…” aparecem informações sobre quais pastas/arquivos deram problemas.

Download do SyncFolders no site oficial.

OBS: Outro bom programa era o FreeFileSync antes de vir com adware/junkware na instalação, por isso resolvi não recomendar ele aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!