Como solicitar revisão de benefício INSS e consultar situação

Seu benefício do INSS foi concedido mas está achando que fizeram o cálculo errado e está recebendo menos do que deveria? Pois saiba que você pode solicitar revisão de benefício INSS. Fazendo a solicitação, o INSS verificará novamente seus dados para saber se ocorreu algum erro. A pessoa pode solicitar revisão do valor mensal, inclusão de novo dependente em pensão por morte, analisar vínculos constantes em uma Certidão de Tempo de Contribuição entre outros. Veja abaixo como pedir revisão do seu benefício, como consultar situação da revisão e outras informações relevantes.

Como solicitar revisão de benefício INSS

Solicitando revisão aposentadoria do INSS

Para pedir revisão do seu benefício você precisa primeiro agendar atendimento em uma das agências do INSS. Este agendamento pode ser feito online acessando http://agendamento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml ou pela Central de Atendimento no telefone 135.

Se você fizer o agendamento pelo site basta escolher “Revisão (Atendimento presencial – agendamento)”. Digite os caracteres que aparecem na figura e clique em “Avançar”.

Como solicitar revisão de benefício INSS
Como solicitar revisão de benefício INSS

Depois preencha os campos com seus dados pessoais (nome, CPF e data de nascimento), número de benefício, certidão de tempo de contribuição e sistema informatizado de protocolo da previdência. Quando terminar prossiga clicando em “Avançar”.

Depois será preciso escolher a unidade de atendimento onde quer fazer o pedido. Escolha o que preferir e confirme o requerimento. Quando terminar aparecerá o comprovante de requerimento, imprima-o, você terá que levá-lo no dia agendado, junto com os documentos solicitados.

Quem quiser poderá enviar documentos digitalizados, mas é opcional. Eles recomendam que os documentos estejam em PDF, colorido 24 bits e qualidade 150 DPI em um arquivo único. O tamanho de cada arquivo não pode ultrapassar 5 MB e a soma de todos anexos não pode passar 30 MB.

Esta é a sequência que deverão estar os documentos caso decida digitalizá-los:

  • requerimento assinado/procuração ou termo de representação, documento de identificação e CPF do procurador ou representante (caso a pessoa não possa comparecer ela mesma)
  • documentos pessoais do solicitante/instituidor/dependentes
  • documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc)
  • outros documentos não relacionados e que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição. petições, etc)

Consultar situação da revisão

Depois que tiver dado entrada no pedido de revisão você pode consultar a situação acessando a página https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit02/consit02Inicio.xhtml.

Preencha os campos com número do benefício (apenas números), data de nascimento completa, nome do beneficiário e CPF (apenas números). Preencha os caracteres que aparecem na figura e clique em “Visualizar”.

Como solicitar revisão de benefício INSS e consultar situação
Como consultar situação de revisão da aposentadoria

Eles não mostram detalhes das ações realizadas no processo físico. Vai aparecer se o processo ainda está em revisão ou se já foi finalizado.

Informações importantes

Depois que eles analisarem o pedido de revisão, o beneficiário receberá o comunicado e poderá abrir Recurso caso discorde da decisão.

Lembrando que o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para revisão do ato de concessão de benefício é de 10 anos. Começa a contar no primeiro dia do mês seguintes ao do recebimento da primeira prestação.