Variedades

Tecidos naturais e tecidos sintéticos

As pessoas costumam ter alguma preferência por um tipo de roupa, seja aquela camiseta confortável de algodão que é tão macia que parece que está sem roupa ou aquela calça jeans que veste perfeito no corpo e não incomoda em nada. Mas você tem idéia do que estas roupas são feitas? Por que alguns tecidos são mais caros que outros? As fibras usadas para confeccioná-los influenciam neste valor? Qual o impacto na natureza? Explicaremos neste post a diferença entre tecidos naturais e tecidos sintéticos e suas vantagens e desvantages.


Tecidos naturais e tecidos sintéticos

Fibras naturais

As fibras naturais são algodão, linho, lã e seda. Este tipo de fibra é feita de animais ou de plantas, ou seja, são encontradas na natureza. O algodão, por exemplo, é transformado de semente para planta e quando cresce apresenta os troncos de fibra macia que poderão ser colhidos e transformados em tecido. Ele já vem sendo usado há milhares de anos e está presente em mais de 40% das roupas produzidas no mundo.

As vantagens dos tecidos naturais é que são muito confortáveis de usar, macios, flexíveis, bem resistentes e duráveis. São fáceis de limpar e as fibras não deformam. O algodão é uma fibra natural hipoalergênica que o torna uma boa escolha para quem tem pele sensível.

Suas desvantagens são que amassam com bastante facilidade e podem encolher e desbotar com o tempo.

Tecidos naturais e tecidos sintéticos

Diferença entre tecidos naturais e tecidos sintéticos

Fibras artificiais ou sintéticas

As fibras sintéticas ou artificiais são poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato e outras. Estes tipos de fibras são produzidas pelos homens usando somente produtos químicos. Seu uso tem aumentado bastante com os anos. O poliéster é atualmente o tecido mais utilizado no mundo, ultrapassando o algodão.

Apesar de terem boa durabilidade e são mais baratos para serem produzidas, algumas fibras sintéticas usam produtos derivados do petróleo e seu processo de produção é mais complexo do que as fibras naturais. O poliéster, por exemplo, é derivado de carvão e petróleo, as fibras são resultados da reação química entre ácido e álcool. O processo de fabricação pode variar, por isso não é divulgado pelas empresas devido a concorrência entre elas.

As vantagens das fibras artificiais ou sintéticas é que tem uma durabilidade bem maior quando comparadas com as naturais, são mais resistentes e não descolorem nem desbotam. Também secam com facilidade, não amassam e têm toque sedoso.

Suas desvantagens são que não são adequadas para o verão pois não deixam a pele respirar, além de não absorverem transpiração, podendo ficar com cheiro ruim. Podem causar irritação na pele por causa das toxinas presentes, queimam com facilidade e acumulam eletricidade estática. Não podem ser lavadas com água quente.

Jeans é tecido sintético ou natural?

O jeans é fabricado com fibras de algodão, quando ele tem apenas fibras de algodão ele é um tecido natural. Mas atualmente os jeans estão sendo lançados com lycra, stretch, nestes casos eles são mistura de fibras naturais com sintéticas. As fibras sintéticas que dão elasticidade à roupa.

Lembre-se que todo tecido que estica tem mais partículas sintéticas em sua composição.

Impacto da fabricação sobre o meio ambiente

Apesar do algodão (natural) e o poliéster (sintético) serem produzidos de maneira diferente, seu impacto sobre o meio ambiente é muito parecido. A poluíção é causada pelos produtos químicos usados nas fábricas e pelo transporte.

Enquanto o algodão precisar de milhares de litros de água para produzir apenas uma camisa e usar muito pesticida na plantação, o poliéster destrói habitats da natureza no processo de extração do petróleo. O algodão é biodegradável, se desfaz com o tempo e pode ser reutilizado, gastando bem menos energia para fazer um novo material. Fibras sintéticas como poliéster não são biodegradáveis, levam 30 anos ou mais para começarem a se decompor. E sua produção vem aumentando absurdamente criando cada vez mais lixo no planeta, pois não dá tempo dos tecidos velhos se decomporem.

Nos dois casos não tem vencedor. Quem quiser contribuir para o meio ambiente deve se concentrar em comprar roupas usadas, só assim estaria ajudando o planeta.

Preços e conclusão sobre tecidos naturais e tecidos sintéticos

As fibras influenciam no valor sim. Normalmente roupas feitas com tecidos que tenham maior quantidade de fibras naturais são mais caros por serem mais macios e o custo de produção ser maior. As feitas com tecido sintético costumam ter preços mais acessíveis.

Para concluir, fica a gosto de cada um sobre qual tecido usar, uma vez que o impacto no meio ambiente é praticamente o mesmo. Se você prefere os tecidos macios compre roupas com mais fibras naturais. Se prefere uma roupa que não amasse fácil, compre roupa de tecido sintético. Se você tem pele sensível dê preferência para algodão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!