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Telefone Celular Clonado (Como Saber, O Que Fazer, Precauções)

Telefone celular clonado? Como saber que celular foi clonado? o que fazer se clonaram celular? Quais precauções tomar para não ter o aparelho clonado? Confira agora algumas dicas bem interessantes da ANATEL.


Telefone celular clonado

Se na sua conta telefônica de celular apareceram diversas cobranças de ligações que não foi você quem fez, pode ser que seu aparelho esteja clonado. Quando um celular é clonado, o fraudador faz ligações e os valores são debitados na conta do titular da linha. Mas esse não é o único indício de celular clonado, um aparelho pode estar clonado quando você está com dificuldades para completar chamadas originadas, quando tem quedas frequentes de ligação, quando está com dificuldades para acessar sua caixa de mensagem ou quando recebe chamadas de número desconhecidos (nacional e internacional).

Os fraudadores normalmente clonam um celular quando a pessoa está usando em roaming (fora da sua área de origm) e em modo analógico. Eles conseguem obter o código do aparelho e o código do assinante, monitorando ilegalmente telefones celulares habilitados. Cada celular tem um único código, mas após a clonagem, vão existir dois aparelhos celulares com a mesma combinação código do aparelho/código do assinante, daí a operadora não tem como saber que um celular está clonado.

telefone celular clonado

Telefone celular clonado

Caso perceba que seu aparelho está clonado, entre imediatamente em contato com a operadora e solicite o bloqueio da linha.

Como se prevenir contra clonagem de celular?

Conserte o aparelho em assistências técnicas autorizadas, revise sempre sua conta telefônica (em busca de ligações que você não fez), tenha sempre mais rigor no controle das chamadas quando fizer ligações em roaming, exija nota fiscal do aparelho que comprar, seja ele novo ou usado (verifique procedência, habilitação e número de série) e se aparelho for usado, verifique com a operadora se o mesmo não é roubado (eles fazem consulta no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI)).

Se ficar comprovado que seu aparelho foi clonado, a operadora é obrigada por lei a cancelar a cobrança das chamadas que não foram você quem fez. Caso a operadora não resolva seu problema, procure a ANATEL ou outro órgão de defesa do consumidor.

Para mais informações sobre telefone celular clonado ligue para o número 133.

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2 Comentários

  1. Cristina Jesus disse:

    Essas pessoas que clonam numeros de celulares,pode usar apenas para mandarem torpedos de voz?Pois em minha conta tem vindo essa cobrança de torpedo dos Estados Unidos e Rio de Janeiro.
    Já entrei em contato com a operadora,que dizem que esses torpedos foram feitos do meu aparelho,mas não os fiz!
    Posso considerar clonagem nesse caso?!

    • RainyDays disse:

      Oi Cristina
      Será que alguém não assinou sem querer pelo serviço de torpedo no seu aparelho? Esses serviços costumam ser bem chatos, uma vez que respondeu já está assinado. Tipo o que acontece com as ligações do número 065 que falamos aqui no blog https://rainydays.com.br/bloquear-ligacoes-de-06565/, não pode ligar de volta para os números senão a pessoa está aderindo ao serviço.

      Se clonaram seu número acredito que teriam outras ligações estranhas e não só torpedos de voz. Verifique sua conta detalhada e veja se tem mais alguma coisa errada, procure até por ligações locais para números que não conheça. Tente explicar para sua operadora sobre o problema e pergunte se tem alguma maneira de bloquear estes torpedos de voz que não foram enviados por você mas estão sendo cobrados no seu número, e como você precisa fazer para não precisar pagar por eles.

      Caso não resolvam seu problema, entre em contato com a Anatel, você pode registrar reclamação contra operadora por telefone ligando para 1331, pelo site http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php/canais-de-atendimento ou pelo aplicativo http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php/canais-de-atendimento/aplicativo.
      Fazendo reclamação na Anatel costuma resolver o problema, em 5 dias a operadora tem que entrar em contato com você para dar uma posição.

      Espero que consiga resolver este problema.
      Abs