Telegram ocupando muito espaço do celular

Telegram ocupando muito espaço do celular, o que fazer? Está notando que o espaço de armazenamento do celular está acabando muito rápido? Ou o espaço disponível no HD/SSD do computador está desaparecendo rapidamente? Isso pode estar sendo causado pelo Telegram. Todo vídeo e foto que abre no aplicativo, ele guarda na memória do dispositivo, para ser apagado posteriormente. Neste post explicamos sobre as configurações que você pode alterar no seu dispositivo, para reduzir o consumo de espaço do celular ou do computador.


Telegram ocupando muito espaço do celular?

Para que o aplicativo não ocupe tanto espaço no dispositivo, é preciso alterar as configurações do Telegram para reduzir o tempo que ele manterá os arquivos no dispositivo e reduzir o tamanho máximo do cache, tempo que ele guarda vídeos e fotos, depois são atuomaticamente apagados mas podem ser baixados da nuvem novamente sempre que precisar.

Para alterar estas configurações no celular Android e iPhone:

1. Abra o Telegram no dispositivo Android ou iPhone.

2. Toque no ícone do menu no canto superior esquerdo e depois Configurações (no Android). Ou toque em Configurações no canto inferior direito (no iPhone).

Menu lateral Telegram configurações

3. Entre em Dados e Armazenamento.

4. Entre em Uso de Armazenamento.

Uso do Armazenamento Telegram para apagar cache quando está ocupando muito espaço

5. Nesta tela você pode escolher por quanto tempo quer manter as mídias, lembrando que elas permanecerão na nuvem caso queira baixá-las novamente. Normalmente 1 semana é suficiente para a maioria das pessoas. Deslize a bolinha para esquerda de acordo com o tempo que preferir manter. No iPhone você ainda pode definir o tamanho máximo do cache, deslize a bolinha para esquerda até o tamanho que deseja.

Telegram ocupando muito espaço do celular, limpar cache

Nesta mesma tela acima você pode ainda verificar o tamanho do cache do Telegram, que é a quantidade de espaço que ele está ocupando atualmente no seu dispositivo. Caso queira apagar toque em Limpar o cache do Telegram.

Depois dessa limpeza, o espaço perdido no armazenamento do Android ou iPhone será liberado para ser utilizado em outras coisas.

Como limpar espaço ocupado no computador?

O Telegram no computador são praticamente as mesmas etapas do celular, mas ele possui algumas configurações extras. Você poderá alterar o limite de tamanho total e do tamanho do cache de mídia:

  • O limite de tamanho total é o tamanho máximo dos dados que serão utilizados pelo Telegram no dispositivo.
  • O limite de cache de mídia é o tamanho máximo do cache de mídia, da quantidade de arquivos antigos que serão mantidos, ao atingir o limite, arquivos antigos são apagados do dispositivo mas permanecem na nuvem podendo ser baixados novamente quando quiser.

Para modificar as configurações do Telegram no computador:

1. Abra o Telegram no computador.

2. Clique no ícone de três traços no canto superior esquerdo e entre em Configurações.

3. Entre em Avançado.

4. Clique em Gerenciar armazenamento local.

5. Ele vai mostrar o espaço total que está sendo ocupando no HD do computador. Caso deseje limpar clique em Limpar tudo, quem quiser pode limpar apenas arquivos específicos na parte debaixo da janela. Altere os limite de tamanho total e do cache de mídia deslizando a bolinha para esquerda. Não esqueça de alterar o tempo para ele manter os arquivos no computador (Limpar arquivos com mais de), lembrando que os mesmos ficam na nuvem e poderão ser baixados posteriormente.

Pronto, fazendo isso você recupera o espaço perdido com arquivos do Telegram. É muito importante reduzir estes limites de tamanho, pois dependendo do tamanho do seu HD/SSD, se ficar muito cheio poderá deixar o sistema operacional lento.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.