Termômetro de mercúrio quebrou, o que fazer?


Termômetro de mercúrio quebrou, o que fazer? Foi tirar a lâmpada fluorescente mas acabou quebrando espalhando mercúrio pelo chão? Não toque no mercúrio! Ele é um metal pesado que evapora facilmente em temperatura ambiente trazendo riscos para saúde. Veja abaixo a maneira correta de limpar mercúrio do chão sem colocar as mãos.

Termômetro de mercúrio quebrou

O maior perigo no mercúrio não é nem seu contato com a pele, mas sim a inalação do vapor, que pode causar tremores, vômitos, febres, fraqueza muscular e até falha nos rins, fígado, pulmão e cérebro. Em crianças o perigo é ainda maior pois afeta o sistema neurológico trazendo consequências graves, reduzindo suas capacidades cognitivas.

Quando o termômetro ou a lâmpada quebrar saia imediatamente do ambiente e tire todas as pessoas do local. Feche as janelas e portas. Coloque máscara e luvas de proteção.

Termômetro de mercúrio quebrou, perigo, como limpar
Termômetro de mercúrio quebrou, perigo, como limpar?

Você vai precisar de uma seringa ou conta gotas para puxar o mercúrio do chão. Se não tiver, use uma folha de papel para recolher as bolhas de mercúrio líquido, tomando cuidado para não criar outras bolhas e espalhar mais ainda.

Derrame dentro de um recipiente hermético de vidro ou plástico duro com água para evitar sua evaporação. Depois recolha as gotinhas pequenas usando fita adesiva e jogue a fita dentro do pote com água.

Não guarde o papel nem a fita que entrou em contato com o mercúrio, coloque dentro do mesmo recipiente. Feche o recipiente e vede com fita adesiva, coloque dentro de saco plástico e caixa de papelão para proteger e não correr risco de abrir.

Em seguida passe água sanitária misturada em um pouco de água em cima do local contaminado. Depois que passar a água sanitária pode abrir as janelas e porta e deixe ventilar bem antes das pessoas voltarem ao ambiente.

De acordo com a Anvisa, você tem que entregar o recipiente em postos de coleta de pilhas, baterias e lâmpadas. Eles irão fazer o descarte correto que não irá trazer perigos para as pessoas nem para o meio ambiente.

Cuidados com o mercúrio!

Caso tenha caído mercúrio na roupa não lave!!! Nem seu sapatos ou tênis. Jogue fora pois é perigoso para sua saúde e o mercúrio não sai na água.

Nunca passe a vassoura para empurrar o mercúrio para a pá de lixo, você estará criando bolhinhas menores de mercúrio e ainda estará contaminando a vassoura e a pá. O perigo de inalação é maior fazendo isso.

Não use aspirador de pó pois você irá espalhar o mercúrio no ar e irá contaminar o aspirador!

Nunca jogue o mercúrio ralo abaixo, pois poderá causar problemas na tubulação e ainda estará contaminando o tratamento de água da sua cidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.