Variedades

Como tirar CPF pela internet

Ainda não tem Comprovante de Situação Cadastral  (CPF)? Pois saiba que agora a Receita Federal permite tirar CPF pela internet sem precisar pagar nada, o processo é gratuito. É importante lembrar que para conseguir realizar o cadastramento pela internet é necessário já possuir Título de Eleitor.


Como tirar CPF pela internet

Comece acessando o site da Receita Federal.

Dentro do campo “Identificação” preencha os dados pessoais solicitados, para maiores de 18 anos é obrigatório informar o número do Título de Eleitor. Em “Endereço” preencha com os dados do seu endereço, telefone e celular, quando terminar clique em “Enviar”.

Como Tirar CPF pela Internet

Como tirar CPF pela internet

Não existe idade mínima para fazer inscrição no CPF, até recém-nascidos podem ser inscritos. Brasileiros e estrangeiros podem se inscrever, mesmo que morem no exterior. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez no CPF.

Se reparar algum erro no CPF ao recebê-lo, solicite imediatamente a correção, se você solicitar dentro de 90 dias da data da solicitação da inscrição na unidade conveniada o processo é gratuito. Se passar dos 90 dias será preciso pagar custos extras.

Quem é obrigado a se inscrever no CPF?

Pessoas físicas:

  • I – residentes no Brasil que integrem o polo passivo de relação tributária principal ou acessória, seja na condição de contribuinte ou responsável, bem como os respectivos representantes legais, nos termos da legislação tributária da União, estados, Distrito Federal ou municípios;
  • II – residentes no Brasil ou no exterior que:
    • a) praticarem operações imobiliárias de quaisquer espécies no Brasil;
    • b) possuírem, no Brasil, contas bancárias, de poupança ou de investimentos;
    • c) operarem no mercado financeiro ou de capitais no Brasil, inclusive em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados; ou
    • d) possuírem, no Brasil, bens e direitos sujeitos a registro público ou cadastro específico, incluídos imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, instrumentos financeiros e participações societárias ou no mercado de capitais;

Outros locais onde pode realizar cadastro

Caso não consiga fazer o CPF online, você pode comparecer a uma das instituições abaixo para fazer o cadastro, algumas são pagas outras são gratuitas:

  • Entidades conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios (valor máximo a ser cobrado R$ 7,00)
  • Entidades públicas conveniadas (gratuito)
  • Representações diplomáticas brasileiras no exterior (gratuito)
  • Ministério das Relações Exteriores (gratuito)
  • Receita Federal do Brasil (gratuito)

O prazo para emissão do CPF é o mesmo não importa onde realize o cadastro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

5 Comentários