Techie

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows

Está precisando de um programa para tirar fotos da tela automaticamente no Windows? Então vai gostar de conhecer o Automatic Screenshotter, um programa grátis que tira fotos da tela em intervalos regulares de tempo enquanto você usa o computador e salva automaticamente na pasta de sua preferência. Você pode escolher seu próprio intervalo de tempo, selecionar se quer tirar fotos apenas de algum programa específico (caso não queira tirar da tela toda) ou ainda excluir programas específicos das fotos.


É uma ótima opção para monitorar seu histórico de atividade no computador, pois as imagens são listadas por data, ano e hora.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows

Comece fazendo download do Automatic Screenshotter no site oficial (o link para download aparece no menu da esquerda), depois instale no computador. Pode ser que apareça o aviso do Windows falando que o aplicativo não é reconhecido, é só clicar em “Mais informações” e selecionar “Executar assim mesmo”.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows

Quando terminar de instalar aparecerá o aviso de que o programa está rodando no fundo e o ícone “AS” do Automatic Screenshotter será adicionado na bandeja do sistema, próximo ao relógio do Windows.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 1 Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 2

Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone e selecione “Suspend capturing” para pausar as capturas de tela enquanto edita as configurações do programa. Neste menu aparecem diversas opções de ação rápida que explicaremos mais abaixo.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 3

Dê dois cliques com botão esquerdo do mouse no ícone do programa para ver a janela de detalhes que traz informações sobre quantas fotos foram tiradas, se alguma foi excluída etc. Esta janela também mostra a pasta padrão onde o programa salva as imagens, fica guardada dentro da biblioteca Documentos do Windows.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 4

A pasta padrão fica no caminho C:\Users\SEUNOME\Documents\DonationCoder\AutomaticScreenshotter.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 5

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa. Na janela de ações rápidas você poderá resumir as capturas que foram pausadas anteriormente (Resume capturing), tirar uma foto da tela manualmente (Perform capture now) e selecionar o intervalo de tempo em que as fotos serão tiradas (1 – Capture rate). Antes de começar a tirar fotos clique em “Edit Options” (2) para editar as configurações.

tirar fotos da tela em intervalos de tempo específicos 1

As principais configurações para serem modificadas são “Application Rules” (Regras do Aplicativo) e “File Saving” (Salvamento do arquivo). Dentro de Application Rules você pode especificar para o programa não tirar foto da tela quando algum dos programas listados estiverem com a janela ativa (Don’t trigger a capture when one of…) ou só tirar foto da tela quando o programa listado estiver com janela ativa (Only ever capture if one of these applications…). É permitido colocar apenas o nome do arquivo executável (por exemplo chrome.exe) ou o caminho completo para o arquivo. Quando terminar de editar clique no botão “Apply” para salvar.

tirar fotos da tela em intervalos de tempo específicos 2

Como tirar fotos da tela automaticamente

Em “File Saving” dentro de “Override screenshot directory” (1) você pode especificar se quer salvar as fotos da tela em alguma outra pasta, por exemplo, na pasta do seu Dropbox para as fotos serem enviadas direto para a nuvem. Caso queira modificar, especifique o caminho completo para a pasta que você quer. Dentro de “Screenshot file naming pattern” (2) é possível escolher o padrão do nome dos arquivos criados e em “Screenshot file options” (3) você pode selecionar o formato e qualidade da imagem gerada (quanto melhor a qualidade maior será o arquivo!). Lembre-se de clicar em “Apply” depois de escolher as opções e clique no botão “Accept” para fechar as opções.

tirar fotos da tela em intervalos de tempo específicos 3

A foto abaixo mostra a pasta do programa dentro da pasta do Dropbox já sincronizada com a nuvem. O legal de deixar sincronizado com o Dropbox é que você pode ver as fotos mesmo não estando no computador (remotamente), assim saberá se tem alguém mexendo no seu PC sem você saber.

tirar fotos da tela em intervalos de tempo específicos 4

O interessante deste programa é que ele ainda possui um navegador de fotos de tela, carregue-o clicando com o botão direito do mouse em cima do ícone e selecionando “Lauch Internal Screenshot Browser“.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows 6

Suas fotos de tela aparecerão em ordem cronológica ficando bem mais prática a visualização. Caso queira filtrar as fotos por alguma data ou horário específicos, é só digitar dentro do campo “Filter“.

Tirar fotos da tela automaticamente no Windows

Tirar fotos da tela automaticamente

Um programa bem simples mas bastante útil que cumpre o que promete, tirar fotos da tela automaticamente, perfeito para monitorar o computador local ou remotamente, com diversas opções de configuração. Automatic Screenshotter é compatível com todas versões do Windows, inclusive Windows 10.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários