Techie

Como transformar smartphone em mouse e teclado

Seu mouse estragou e não sabe o que fazer? Já explicamos aqui no site como emular o mouse usando o teclado no Windows. Mas quem tem smartphone Android e iOS vai gostar de saber que é possível transformar smartphone em mouse e teclado com o Remote Mouse. Este aplicativo permite usar o dedo na tela do smartphone para mover o cursor do mouse na tela do computador. E você ainda pode ativar o teclado com um clique para digitar o que quiser.


Remote Mouse está disponível grátis para Android, iPhone/iPad e Windows Phone. Ele necessita da instalação do programa também grátis para Windows e Mac, para fazer a conexão do computador com o smartphone. Ele funciona tanto no WiFi quanto no 4G.

Como transformar smartphone em mouse e teclado

Comece fazendo download do Remote Mouse no site oficial. Clique em “Obter já”, instale o app no seu smartphone e depois instale no computador, como qualquer outro programa. Neste tutorial estou fazendo o processo no Android e no Windows com WiFi.

Quando terminar a instalação no computador ele vai perguntar se quer ler as instruções, clique em “Ok” (para ler) ou “No, Thanks” (para não ler).

Um ícone do Remote Mouse aparecerá na bandeja do sistema, próximo ao relógio do Windows. Clique nele para começar a usar o programa.

ícone Remote Mouse no Windows

A interface principal do programa é bem simples e traz o endereço de IP que você vai usar para conectar no smartphone, é o endereço da sua rede wifi. Quem preferir pode usar QR Code e ler com o app clicando em “Show QR Code“. (2) Deixe essa janela aberta no computador e abra o aplicativo no smartphone.

RemoteMouse controlar cursor do mouse e teclado pelo celular

Instalando Remote Mouse no celular e conectando com PC

Abra o aplicativo no smartphone. As primeiras telas mostram um pequeno tutorial. Vá deslizando para esquerda. No final toque em “Iniciar”. Se seu wifi estiver conectado no celular ele irá identificar automaticamente seu computador que está na mesma rede. É só tocar em cima do nome do computador e IP para começar a usar.

Última tela do RemoteMouse, Iniciair Remote Mouse no celularConexão disponível nome do PC e IP no Remote Mouse Android

Se seu computador não aparecer na tela é só tocar no ícone de “+” no canto superior direito e selecionar “Conecte através de IP” para digitar o IP que aparece no Remote Mouse do computador ou “Escanear código qr” para ler o código do Remote Mouse na tela do computador.

Assim que conectar ele irá mostrar um pequeno tutorial, vá deslizando a tela para esquerda até aparecer “Deixa comigo”, toque nele.

Tela do Remote Mouse, como transformar smartphone em mouse e teclado

Como transformar smartphone em mouse e teclado

Pequeno tutorial:

  • um toque na tela do celular é o clique esquerdo do mouse
  • um toque com dois dedos é o clique com botão direito do mouse
  • deslizar dois dedos para cima ou para baixo é a rolagem do mouse
  • puxar a tela com dois dedos dá zoom (Mac)
  • dois cliques na janela e arrastar o dedo no celular move a janela

Controlando mouse e teclado do computador com celular

Agora é só começar a usar tocando na tela verde como se fosse a tela do computador, você verá o cursor do mouse mexendo no computador. Tocando no símbolo do teclado (1) abre o seu teclado do smartphone, use ele para digitar no computador como se fosse o teclado normal. Tudo que escrever aparecerá na tela verde superior, mas quando fechar o teclado o texto desaparece. Para fechá-lo basta tocar novamente no símbolo do teclado.

Controlar cursor do mouse pelo celular RemoteMouseusar teclado do celular como se fosse do computador RemoteMouse

Tocando no ícone de três traços (2) abre as configurações, é possível modificar velocidade do cursor, especificar clique etc. Tocando no símbolo da janela (3) aparecem os atalhos dos programas que você pode carregar rapidamente. São os atalhos que estão na sua barra de tarefas. Tocando no símbolo de desligar (4) aparecem as opções para desligar, dormir, reiniciar ou desconectar o computador.

usar teclado do celular como se fosse do computador RemoteMouse

Uma das opções que não falei foi o símbolo de play com uma bolinha vermelha, ele é o controlador de mídia disponível apenas na versão paga.

Este é um aplicativo bastante útil quando você está sem mouse ou teclado por perto. Não é perfeito mas funcionou muito bem. Tem um teclado que não está funcionando letras? Use o smartphone como teclado, é melhor para digitar do que usar o teclado virtual do Windows.

Informações extra

Clicando no ícone do Remote Mouse no computador abre a janelinha do programa. Toque em “Settings” para modificar algumas configurações. Dentro de “General” você pode desmarcar a opção “Iniciar programa com Windows”, “Mostrar IP ao iniciar”  e “Desabilitar auto detecção”. Em “Password for Connection” você pode criar uma senha para a conexão. E em “Image Transfer Folder” especificar a pasta para guardar suas fotos, este recurso só está disponível se instalar outro programa da empresa.

RemoteMouse controlar cursor do mouse e teclado pelo celular

Transformar smartphone em mouse e teclado do PC

Para usar o Remote Mouse pela rede de dados do celular (4G) e não pelo wifi é preciso colocar o celular como roteador wifi (hotspot) e conectar o computador no celular antes de fazer a conexão no Remote Mouse. O Remote Mouse não consome dados. Mas se você tiver programas ativos no computador, estes consumirão dados da rede do celular.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário