Saúde e Beleza

Tratamento caseiro para sinusite


Chega o inverno e junto com ele chega a temporada de doenças respiratórias. As baixas temperaturas, excesso de umidade pode fazer com que crianças, adultos e idosos sofram com gripes, resfriados, asmas, bronquites, sinusites, dentre outros. Por isso, inclusive aumenta o número de pessoas que procuram por tratamento caseiro para sinusite. Em alguns casos, soluções caseiras podem ajudar a resolver o problema.

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios face. Ela pode ser resultado de infecções, alergias, doenças autoimunes ou ainda alterações no sistema imunológico. A sinusite ainda pode ser classificada em quatro categorias (aguda, subaguda, crônica e recorrente) de acordo com o tempo de duração dos sintomas.

Os principais sintomas da sinusite são a congestão nasal, secreções nasais (catarro), dores de cabeça, dor na altura dos olhos, tosse, sensação de pressão ao abaixar a cabeça, diminuição do paladar, etc. Deve-se sempre prestar atenção aos sintomas, pois uma sinusite não tratada, pode gerar complicações. As principais seriam: febre alta (acima dos 39ºC, rigidez na nuca, confusão mental, edemas e vermelhidão em volta dos olhos, dentre outros).

Dicas de tratamento caseiro para sinusite

Tratamento Caseiro para Sinusite

Geralmente os sintomas podem desaparecer depois de 7 a 10 dias de repouso e hidratação. Por isso, o tratamento caseiro para sinusite pode ser eficiente para ajudar a atravessar os dias.

Nebulização com eucalipto: Faça uma nebulização utilizando água quente e essência de eucalipto. Se não tiver um nebulizador, ferva a água e adicione algumas gotas de essência de eucalipto. Fique próximo ao vapor para desobstruir as vias respiratórias. O eucalipto ainda tem propriedades expectorantes e antissépticas que ajudam ao organismo.

Tratamento caseiro para sinusite com soro fisiológico: É importante manter as vias nasais sempre hidratadas. Sendo assim, aplique gotas de soro fisiológico no nariz sempre que sentir que as vias estão ressecadas.

Tratamento com chá de alho: Nós já falamos aqui no site sobre os benefícios do alho para a saúde, por isso, o chá de alho funciona como um antibiótico natural e combate sinusite e também outras infecções bacterianas e virais. O mesmo vale para o chá de gengibre.

Jamais use medicamentos por conta própria

O tratamento caseiro para sinusite pode ajudar a aliviar os sintomas e trazer uma melhor sensação corporal. Mas ele jamais substitui o tratamento médico. Caso os sintomas se prolonguem por mais de sete dias ou haja alguma complicação como as que mencionamos acima, procure ajuda médica. Jamais use qualquer medicamento sem orientação de um especialista.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!