Tratamento gratuito para dependentes químicos (SUS)

Você sabia que o Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito para dependentes químicos? Pois é isso mesmo, o SUS oferece atendimento ambulatorial, terapia, tratamento com remédios (se necessário) e internação (se necessário). Em alguns casos a pessoa é levada para uma unidade de atendimento e encaminhada para uma clínica, em outras é enviada diretamente para a clínica de tratamento.

Tratamento gratuito para dependentes químicos

Confira os seviços oferecidos pelo SUS para dependentes químicos:

  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) – atendimento a pacientes com transtornos mentais ou dependentes de álcool e drogas
  • Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) – grupo de profissionais de saúde de várias especialidades que auxiliam as equipes de Saúde da Família no atendimento aos dependentes de álcool e drogas
  • Consultórios de Rua – equipes móveis multiprofissionais (assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, profissionais de saúde mental) que atuam onde usuários de drogas se reúnem
  • Casas de Acolhimento Transitório (CATs) – são os espaços transitórios que acolhem o dependente durante o processo de estabilização clínica, com atividades pedagógicas

O Centro Cultural da Saúde tem uma lista de todos os CAPs do Brasil, é só entrar em www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capsriodejaneiro.php e clicar em cima do seu Estado no menu da direita. Os endereços serão listados com telefone, você pode ligar para saber o horário de atendimento.

Na página do Observatório do Crack do Governo é possível encontrar as instituições separadas por tipo de acolhimento. Não são somente para usuários de crack, são para qualquer dependente químico. Acesse https://crack.cnm.org.br/observatorio_crack/#crack-rede, para entrar direto no “Mapa da rede de assistência”. Abrirá o mapa, selecione o tipo de instituição que procura, selecione o estado e o município. Os locais aparecerão no mapa.

Observatório do Crack encontrar local tratamento gratuito para dependentes químicos
Tratamento gratuito para dependentes químicos

Você também pode encontrar ajuda pelo telefone VIVA VOZ (de segunda à sexta das 8 às 22hrs). Central telefônica grátis para informar e orientar sobre álcool e outras drogas que também indica instituições de tratamento. Ligue para o número 132.

Além desses serviços, o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID) também lista em seu site oficial todas as instituições disponíveis. O único problema é que nem sempre o site abre, normalmente está fora do ar. Se quiser tentar é só entrar nesta página oficial de “Comunidades Terapêuticas contratadas pelo Ministério da Cidadania. Selecione o estado em que mora dentro do campo “UF” na direita, depois selecione sua cidade. Os locais aparecerão dentro de balõezinhos no mapa, clique em cima para visualizar endereço e telefone.

Comunidades Terapêuticas contratadas pelo Ministério da Cidadania

Mais informações sobre a Política sobre Drogas no Brasil acesse www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-protecao/politicas-sobre-drogas.

13 Comentários

  1. Preciso de ajuda para internação de meu namorado, que tem 29 anos, é viciado em cocaina, é alcoolatra.
    Não Temos recursos para tratamento em clínica particular.
    Por favor nos ajude. Moramos em curitiba

  2. Oi sou eliana meu marido é viciado em alcoolismo a 40 ,ano mais ele agora ele fica muitos agressivo eu saiu pra trabalhar ir deixo ele com minha cunhada que tem 76 anos saiu preocupada com medo que ele faça alguma coisa com ela .por favor ajuďe me

    1. Olá Eliana
      Você precisa entrar em contato com algum CAPS que são os Centros de Atenção Psicossocial, eles poderão explicar o que você deve fazer para solicitar internação dele. Nesta página tem os telefones por cidade, é só clicar do lado direito da página em cima do Estado que você mora http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capsriodejaneiro.php.

      Dê uma ligada para um deles para saber como fazer.
      Espero que consiga ajuda logo.
      Abs

  3. Boa noite!
    Minha irmã é dependente química, estou procurando uma clínica de dependência química GRATUITA URGENTE. Ela está muito mal.
    Moramos no Rio de janeiro, mas serviria em qualquer cidade próxima,
    Muito obrigada , acredito no Poder Superior!
    Att.
    Andrea

    1. Olá Andrea
      No Rio de janeiro tem vários postos do CAPSad , estes são os endereços:

      CAPSad II – atendimento diário a usuários de álcool e outras drogas

      CAPSad II Mané Garrincha
      Área de atendimento: Tijuca e adjacências (AP 2.2)
      AV. Professor Manoel de Abreu, 196 – Maracanã
      Tel.: 2284-6339 / 2284-6860

      CAPSad II Júlio César de Carvalho
      Área de atendimento: Campo Grande e Santa Cruz (AP 5.2 e 5.3)
      Rua Severino das Chagas, 196 – Santa Cruz
      Tel.: 3354-9035 (Ouvidoria da CAP 5.3)

      CAPSad III – atendimento 24 horas (diurno, noturno e nos finais de semana)

      CAPSad III Antônio Carlos Mussum / UAA Cacildis
      Área de atendimento: Barra e Jacarepaguá (AP 4.0)
      Rua Sampaio Corrêa, s/nº – Taquara, Jacarepaguá
      Tel.: 3523-8546

      CAPSad III Miriam Makeba
      Área de atendimento: Bonsucesso, Ramos e Maré (AP 3.1)
      Rua João Torquato, 248 – Bonsucesso
      Tel.: 3889-8441

      CAPSad III Raul Seixas / UAA Metamorfose Ambulante
      Área de atendimento: Méier e adjacências (AP 3. 2)
      Rua Dois de Fevereiro, 785 – Encantado
      Tel.: 3111-7512 / 3111-7507

      CAPSad III Paulo Portela
      Área de atendimento: Madureira e adjacências (AP 3. 3)
      Rua Pirapora, 69, Madureira
      Tel.: 2452-2130

      Qualquer coisa verifique nesta página da prefeitura http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps, tem outras instituições que também poderão ajudá-la.

      Espero que dê tudo certo.
      Abs

  4. Oi! meu nome é Christiane, moro em Tomé-açu (interor) Pará. Tenho um filho com 16 anos que está usando maçonaria. Ele está muito magro, agressivo, briga na rua, rouba. Preciso de ajuda. O que devo fazer? Já procurei ajuda no município onde moro mais não consegui nada. Meu filho não estuda, não tem ocupação de nada.Preciso muito de uma orientação, parece que estou perdida sem saber o que fazer.Vou mandar pelo Email do meu filho mais velho, não tenho Email.

    1. Olá Chirstiane
      Para ajuda gratuita é preciso procurar estes serviços do SUS indicados no post acima. Pelo que vi no site oficial, na sua cidade não tem posto do CAPs disponível. Mas você pode comparecer a um dos endereços dos CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) no Pará e solicitar ajuda, é possível verificar os endereços neste site http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capspara.php

      Tem telefones para contato, é bom dar uma ligada antes de comparecer ao local para saber se ainda está ativo.

      Se não conseguir CAPs, entre em contato com algum hospital público de onde você mora, talvez eles possam informar clínicas gratuitas que tenham por perto.

      Abs

  5. Boa noite!
    Moro em São Paulo, na Zona leste, próximo da Penha. Procuro orientação para tratamento do meu sobrinho que está com 16 anos e envolvido com droga. Largou a escola, não se interessa por nada.
    Pela primeira vez pudemos constatar que ele está usando, sentimos o cheiro dentro de casa. Está muito magro e muito agressivo. O que posso fazer?

    1. Olá Silvia
      Parece que tem uma CAPs infantil na Penha. CAPs é do SUS, é gratuito.
      CAPS INFANTIL II PENHA
      RUA HERCILIA, 452 – VILA MATILDE – CEP 03512050
      11 5579-1543

      Tem outras instituições, entre nesta página: http://www.brasil.gov.br/observatoriocrack/pesquisa.html
      E escolha UF: “SP” e Municipio: “São Paulo”. Vão aparecer todas as instituições para tratamento de drogas. Tem algumas que são para acolhimento infantil, mas não são na Penha.

      Espero que consiga ajuda.

      Abs

  6. Preciso Que me ajude meu filho precisa ser internado moro em Petrópolis onde consigo interna-lo?involuntariamente?

    1. Olá Neia
      De acordo com o site da Prefeitura de Petrópolis na cidade tem uma unidade do CAPs, é o Centro de Atenção Psicossocial que tem convênio com o SUS e atende usuários de drogas e álcool. Os detalhes são:

        Caps Nise da Silveira
        Endereço: Rua Montecaseros, 576- Centro – Petrópolis – RJ CEP: 25680004
        Tel/Fax: (24)2246-9064
        Email: ssacaps@petropolis.rj.gov.br
        Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 09:00 às 17:00 horas

      Se você ligar talvez eles possam informar com detalhes quais instituições aceitam internação involuntária.

      Tem também as clínicas particulares como AmaVida, no site deles é possível encontrar clínicas de acordo com o CEP, basta entrar em http://www.amavida.com.br/search-results/?gmw_post=clinicas&gmw_address%5B0%5D=Rio%20de%20Janeiro&gmw_distance=1000000&gmw_units=metric&gmw_form=1&gmw_per_page=10&gmw_lat=-22.9068467&gmw_lng=-43.17289649999998&gmw_px=pt&action=gmw_post

      Algumas aceitam internação involuntária.
      Abs

  7. moro no rio de janeiro, meu marido é alcoolatra, esta precisando de ajuda e esta pedindo para ajuda-lo, onde posso interna-lo pelo sus

    1. Olá Marilda
      Unidades do CAPSad (Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas) no Rio de Janeiro atendem dependentes químicos e podem encaminhar seu marido para uma clínica.
      Nesta página http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps você encontra todos os endereços e telefones para entrar em contato.

      Algumas destas unidades têm atendimento 24 horas.
      Abs

Comentários estão fechados.