Techie

Usar Smartphone como Webcam para Computador


Você não tem nenhuma webcam no computador e está precisando fazer urgentemente uma vídeo conferência no Skype? Pois saiba que se você possui smartphone Android pode usar smartphone como webcam para computador. A dica pode ser útil até para quem já tem webcam mas quer ficar com duas configuradas no PC. Um dos melhores app para transformar smartphone em webcam portátil é o DroidCam.

Usar Smartphone como Webcam para Computador

Para começar faça download do DroidCam para Android na Google Play, tem versão grátis e paga. Em seguida faça download do cliente para Windows no site:

http://www.dev47apps.com

Quando terminar de baixar no Windows, extraia o arquivo e instale normalmente como qualquer outro programa.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 1

No meio da instalação vai aparecer para instalar software de dispositivo, clique em “Instalar” para concluir.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 2

Quando carregar a tela principal ele já estará no modo wifi (1), isso quer dizer que ele irá de conectar ao smartphone pelo wifi. Quem preferir pode selecionar cabo USB clicando no botão da direita do wifi, aí é só usar o cabo USB que veio com o smartphone para conectá-lo ao computador. Depois será preciso digitar o endereço de IP do dispositivo em “Device IP” (2).

transformar smartphone em webcam

Para ver o IP basta abrir o aplicativo no smartphone, o endereço de IP e porta aparecerão na tela principal.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 4

Volte para o Windows e digite o IP do dispositivo (1). Marque os quadradinhos se quiser fazer stream de vídeo e áudio (2), escolha a qualidade do vídeo em “Video Quality” (3), baixa, normal ou alta. Quando estiver tudo pronto clique em “Start” (4) para iniciar o stream.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 3

O aplicativo do smartphone irá enviar a imagem da câmera do smartphone para o computador.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 6

Na tela principal do programa para Windows aparecem os botões de controle da imagem, mas eles só estão disponíveis na versão paga do app. E na versão grátis só é permitido usar a webcam na horizontal (modo paisagem).

Usar Smartphone como Webcam para Computador

Dispositivos com câmera frontal e traseira pode modificar qual irá transmitir a imagem, entrando em “Settings” no aplicativo do smartphone. Depois é só marcar ou desmarcar o quadradinho “Use Front Camera” (Usar Câmera Frontal).

Usar Smartphone como Webcam para Computador 7

Caso queira usar o DroidCam com o Skype será preciso configurá-lo. Para isto basta abrir o programa no computador, clicar em “Ferramentas” e selecionar “Opções”.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 8

Clique em “Configurações de áudio” (1) no menu da esquerda e, dentro de “Entrada de áudio”, selecione “Microfone (DroidCam Virtual Audio)” (2).

Usar Smartphone como Webcam para Computador 9

Agora clique em “Configurações de vídeo” (1) no menu da esquerda. Em “Selecionar webcam” escolha “DroidCam Source”, a imagem transmitida pela câmera do smartphone deverá aparecer na tela. Quando terminar clique em “Salvar”.

Usar Smartphone como Webcam para Computador 10

Você poderá configurar o DroidCam em qualquer outro programa que permitir conversa por vídeo.

Caso esteja pensando em pagar, tenha certeza de que vai usar os controles que serão liberados, senão não vale a pena. Para o uso diário a versão grátis funcionou muito bem, sem necessidade de maiores configurações.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!