Como ver arquivos e pastas ocultas no Windows


Como ver arquivos e pastas ocultas no Windows? Por padrão o Windows esconde certos arquivos e pastas do sistema ou de programas que ele considere críticos. Quando um arquivo ou pasta é marcado como oculto, a maioria dos programas não mostram que eles existem. Isso é feito para proteger o próprio usuário de apagar algum arquivo essencial do sistema e acabar dando problema no computador. Mas tem horas que precisamos visualizar estas pastas, se esse é o seu caso.

Neste post explicamos duas maneiras de exibir os arquivos ocultos do Windows, no final do post colocamos um vídeo tutorial. Aproveite para conferir também como exibir as extensões de arquivos.

Ver arquivos e pastas ocultas no Windows pelo Explorador de Arquivos

Comece abrindo o “Explorador de Arquivos”, basta clicar na pasta amarela que aparece na barra de tarefas.

explorador-de-arquivos-na-barra-de-tarefas

Outra opção é clicando no botão iniciar do Windows, digitando a palavra explorador na busca, clique em “Explorador de Arquivos” que vai aparecer nos resultados.

menu-iniciar-explorador-de-arquivos

Na janela do Explorador de Arquivos clique na aba “Exibir”, depois em “Mostrar/ocultar”.

ver arquivos e pastas ocultas no Windows

Selecione o quadradinho “Itens ocultos“. Quem quiser exibir as extensões dos arquivos é só selecionar também o quadradinho “Extensões de nomes de arquivos”.

ver arquivos e pastas ocultas no Windows 2
Ver arquivos e pastas ocultas no Windows

Pronto, as pastas e arquivos ocultos aparecerão na lista. Você pode reparar que os ícones das pastas e arquivos ocultos aparecerão em uma cor mais clara do que os outros que não estão ocultos.

ver arquivos e pastas ocultas no Windows 3

Exibir arquivos e pastas ocultas pelas Opções de Pasta

Outra maneira é entrando em “Exibir” do Explorador de Arquivos. Depois clique em “Opções” e selecione “Alterar opções de pasta e pesquisa”.

Alterar opções de pasta e pesquisa

Clique na aba “Modo de Exibição”. Dentro de “Configurações avançadas” desça nas opções e selecione a bolinha “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”. Depois clique em “Ok” na parte inferior para fechar. Quem quiser exibir as extensões de arquivos desmarque o quadradinho “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos” antes de clicar em “Ok”.

mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas

Vídeo com tutorial

Quem preferir pode conferir todos os passos no vídeo abaixo:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.