Ver dispositivos conectados no wifi usando telefone

Quem está acostumado a configurar o roteador sabe que é possível modificar senha, canal do wifi e modificar outras configurações direto pela interface web do roteador. Por ela também é possível visualizar todos dispositivos conectados no wifi. Mas acessar esta interface não é tão simples para quem não tem muito conhecimento. É aí que entra o app Fing, com ele você pode ver dispositivos conectados no wifi usando telefone rapidamente, pois ele escaneia o sinal e verifica todos dispositivos conectados na sua rede. Assim você pode saber se tem algum intruso roubando seu sinal.


Ver dispositivos conectados no wifi usando telefone

Baixando e usando o app Fing

Comece fazendo download do aplicativo F na Google Play (Android) ou na iTunes Store (iPhone).

Assim que abrir o aplicativo pela primeira vez ele irá escanear a rede que está conectado e mostrará todos dispositivos conectados à ela. O nome da rede aparece na parte superior (1). Os dispositivos aparecem embaixo (2) com IP, endereço MAC, nome e fabricante, ficando fácil identificar algum dispositivo estranho. Quem quiser pode autorizar o Fing a reconhecer os dispositivos conectados, mas não é obrigatório pois aparecem com endereço MAC.

Ver dispositivos conectados no wifi usando telefone

Ver dispositivos conectados no wifi usando telefone Android ou iOS

Tocando em um dispositivo aparecem detalhes como “Fornecedor MAC” (1) e data da primeira vez que  o mesmo foi reconhecido na rede, embaixo de “O dispositivo está online” (2). Nos campos “Digite o nome” e “Digite notas adicionais” no menu superior (3) você pode dar um nome específico para o dispositivo e fazer anotações. Também é possível adicionar a localização. Nesta mesma tela aparecem algumas ferramentas de diagnóstico como ping e traceroute (4). Você também pode escanear por portas abertas e suas funcionalidades clicando em “Escanear serviços”. Ou ainda acordar o aparelho remotamente usando o “Wake on LAN”.

Escanear dispositivos conectados na minha rede wifi Fing

Configurações do aplicativo Fing

Toque no ícone de três bolinhas no canto superior direito. Depois toque em “Configuracões” para visualizar as configurações do Fing Android. No caso do iOS as configurações aparecem tocando em no ícone do boneco no menu inferior e depois em “Configurações” no menu superior.

configurações do aplicativo Fing no Android

É possível criar uma conta Fing para backup, ativar o reconhecimento de dispositivos, realizar pesquisa de DNS e DNS reverso, ativar o modo privacidade para escoder parte do endereço MAC, ativar modo noite (fica com tema preto), editar lista de portas TCP para serem escaneadas etc. A opção “Editar serviços TCP” é útil para adicionar ou remover serviços TCP (portas) e assim checar portas específicas

configurações do app Fing Android iOS

Tocando no ícone de três bolinhas também é possível escanear rede IP externa. É só tocar “Escanear uma rede IP externa” que aparece embaixo de “Configurações” e depois digitar o endereço da rede.

configurações do aplicativo Fing no Android

É um app bem interessante, mesmo que você não vá usar as ferramentas. Vale a pena para monitorar sua rede por dispositivo estranho. Caso encontre algum dispositivo que não seja da sua casa, modifique imediatamente a senha do WiFi.

Se está procurando um programa parecido para computador você vai gostar do Wireless Network Watcher.

Nenhuma resposta para “Ver dispositivos conectados no wifi usando telefone”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.