Como ver quem está usando meu WiFi

Você sabia que pode ver quem está usando meu wifi? É possível verificar quem está conectado na sua rede acessando a interface do roteador, mas essa opção é meio complicada para quem não tem muito conhecimento. É aí que entra o programa escaneador grátis Wireless Network Watcher da Nirsoft, que mostra quais dispositivos estão conectados no wifi incluindo smartphones, tablets, TVs, video games etc.


A diferença destes programas escaneadores para a interface do roteador é que eles mostram apenas os dispositivos que estão online no momento, não conseguem identificar dispositivos que alguma vez se conectaram na sua rede, mas que agora não estão mais conectados.

Quem preferir pode ver os dispositivos conectados na rede wifi usando telefone Android ou iOS.

Como ver quem está usando meu WiFi pelo computador

Download e modificando idioma

Comece fazendo download do Wireless Network Watcher no site oficial, tem opção de arquivo zipado ou não. Quem quiser pode colocar em português, mas para isso é preciso download da tradução que aparece em uma tabela logo abaixo do botão de download principal.

Como ver quem está usando meu WiFi

Depois é só extrair o programa em alguma pasta, não necessita de instalação, ele roda direto do WNetWatcher.exe.

Para colocar em português você precisa extrair o arquivo da tradução que também baixou no site. Depois clique com o mouse no arquivo “WNetWatcher_lng.ini”, segure o botão do mouse e arraste-o para a mesma pasta que guardou o WNetWatcher.exe.

Como ver quem está usando meu WiFi 2

Colocando programa Wireless Network Watcher em português

Quem não quiser não precisa colocar em português.

Visualizando dispositivos conectados no wifi

Assim que clicar no arquivo executável “WNetWatcher.exe” ele irá procurar os dispositivos ativos na rede wifi que você está conectado. Os dispositivos aparecem com nome, endereço MAC, fabricante do adaptador etc. Quando não tiver nome você poderá identificar o dispositivo pelo endereço MAC ou fabricante do adaptador, normalmente dispositivos Android não aparecem com nome.

Ver quem está usando meu WiFi

Ver quem está usando meu WiFi pelo computador

Como havíamos falado no início do post, se algum dispositivo se desconectar do wifi ele desaparecerá desta lista.

Se você usa criptografia WPA2-PSK e tem uma boa senha, então não precisa se preocupar muito de alguém estar usando sua conexão. Caso identifique algum dispositivo desconhecido na lista modifique imediatamente sua senha. Lembre-se de utilizar uma senha difícil misturando números e letras (se possível frases) e que tenha no mínimo 16 caracteres.

Descobrindo adaptador de rede

Caso ele não consiga identificar os dispositivos conectados, será preciso especificar seu adaptador de rede wifi nas configurações do Wireless Network Watcher. Para isso abra o programa, clique em “Opções” no menu superior e depois “Opções avançadas”.

Ver quem está usando meu WiFi 3

Marque o quadradinho “Usar o seguinte adaptador de rede” e selecione seu adaptador no campo inferior. Quando terminar clique em “Ok”.

Ver quem está usando meu WiFi 4

Se não souber qual o adaptador de rede wifi do seu computador, acesse o “Gerenciador de Dispositivos”. Clique no botão “Iniciar” (1) do Windows. Digite “Gerenciador” (2) no campo de busca e clique no “Gerenciador de Dispositivos” (3) que aparecerá no campo superior.

Gerenciador de Dispositivos Windows

Clique em “Adaptadores de rede” e procure o nome com “wireless” ou algo do tipo. Esse é o adaptador de rede wifi.

adptadores de rede no Windows

Adptadores de rede no Windows

Nenhuma resposta para “Como ver quem está usando meu WiFi”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.