Techie

Ver tamanho de arquivos e pastas do Windows


Já falamos aqui no site sobre o WinDirStat e sobre o próprio gerenciador de arquivos do Windows 10. Quem está precisando de um programa para analisar espaço no HD pode experimentar também o TreeSize Free. Também é gratuito e permite ver tamanho de arquivos e pastas do Windows, assim você pode saber com detalhes o que está acabando com o espaço do seu drive.

Ele tem uma interface leve e escaneia rapidamente o HD ou SSD. O resultado aparece em formato árvore (lista hierárquica). As pastas são listadas com ícones, com as subpastas e com os arquivos que elas contêm. Encontrando algum arquivo grande demais você poderá apagá-lo rapidamente e assim liberar espaço para melhorar o desempenho do computador.

Ver tamanho de arquivos e pastas do Windows

Comece fazendo download do TreeSize Free no site oficial. É só clicar em “Download”, depois escolher se quer a versão de instalação ou portátil (não precisa instalar) e clicar novamente em “Download”. Quando terminar de baixar instale e rode o programa.

Quando abrir o TreeSize Free clique em “Scan” no menu superior. Em seguida “Select Directory” e clique em cima do drive que quer escanear.

Escanear drive com TreeSize Free analisador espaço HD

Se algum arquivo tiver acesso negado ele avisará que é preciso rodar como administrador. Você pode clicar em “Restart as administrator” (1) para reiniciar como administrador ou “Always start as administrator” (2) para sempre abrir o programa como administrador e não aparecer mais essa janela de aviso.

Abrir TreeSize Free como administrador

Por padrão o TreeSize Free ordena as pastas e arquivos por tamanho para podermos encontrar rapidamente as pastas que estão ocupando mais espaço. Basta clicar nas pastas e subpastas para ver os arquivos dentro delas. Clicando com botão direito do mouse em cima de uma pasta ou arquivo você poderá excluir rapidamente.

Ver tamanho de arquivos e pastas do Windows TreeSize Free

Ver tamanho de arquivos e pastas do Windows TreeSize Free

No menu superior em “Automatic units” você pode modificar a visualização para mostrar os resultados em Kilobytes (KB) ou Gigabytes (GB). E clicando em “Expand” no menu superior você pode expandir todas as pastas de uma vez só, do nível 1 ao nível 6.

O ideal é que você vá verificando cada pasta individualmente. Assim não corre o risco de apagar alguma pasta do sistema sem querer. Tome cuidado ao analisar os arquivos!

Resumindo, não é um aplicativo com interface bonita e fácil de usar, nem mostra as pastas em gráfico. Se você está procurando algo com gráfico o melhor testar o WinDirStat.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!