Verificar detalhes sobre dispositivos conectados na porta USB do PC


Precisando verificar detalhes sobre dispositivos conectados na porta USB do computador? Neste post vamos falar sobre o USB Device Tree Viewer, um programinha portátil grátis que mostra várias informações úteis sobre os dispositivos que estiverem conectados nas portas USBs do computador, pode ser mouse, teclado, pen drive ou outro. É uma boa ferramenta para quem estiver tentando solucionar problemas com um dispositivo USB.

Verificar detalhes sobre dispositivos conectados na porta USB

Comece fazendo download do USB Device Tree Viewer no site oficial, o campo “Download latest release” é a versão mais atualizada do programa. É só baixar e descompactar clicando com botão direito do mouse e escolhendo “Extrair aqui”. Ele vem com a versão 32 bit (Win 32) e 64 bit (x64), clique no arquivo de acordo com a versão do seu Windows. Como é portátil não precisa de instalação.

Assim que abrir ele irá mostrar detalhes sobre todos os dispositivos que você tiver conectado nas portas USB do computador. Do lado esquerdo da janela do programa aparece o menu árvore que mostra seu computador, controladores USB, dispositivos e hubs. Ao clicar em cima de um deles, aparece um relatório sobre o mesmo do lado direito da janela.

Verificar detalhes sobre dispositivos conectados na porta USB do PC
Verificar detalhes sobre dispositivos conectados na porta USB do PC

Muito parecido com o gerenciador de dispositivos do Windows, mas com informações apenas sobre os controladores USB do computador e tudo que estiver conectado a eles. Além disso traz informação sobre o leitor de cartão SD, caso seu computador tenha um, e sobre o adaptador wireless com detalhes sobre os dispositivos que conectou no Bluetooth.

Ao clicar em um pen drive que esteja conectado, aparecem detalhes como o ID do dispositivo, driver, fabricante, modelo, velocidade etc.

Clicando com botão direito do mouse em um dispositivo do lado esquerdo você pode ejetar o dispositivo com segurança, reiniciar o dispositivo ou a porta, além de gerar o relatório em arquivo texto para analisar depois.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.